14/01/13 12h45

Prédio do novo terminal do aeroporto recebe cobertura

Folha da Cidade - Araraquara

O novo prédio de embarque e desembarque do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, na Região Sudeste de Araraquara, recebeu nessa sexta-feira (11) o primeiro módulo de suporte da cobertura da área de 1.700 metros quadrados.

Segundo o mestre de obras Carlos Júnior, da construtora Engerb, com a cobertura pronta a próxima etapa é a construção do piso; instalação de elevador e equipamentos operacionais. “A obra civil está 80% pronta”, avalia.

O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou de perto o trabalho dos operários da empresa Engerb e também percorreu todas as dependências do prédio conferindo as alas de embarque e desembarque; sanitários; lanchonete; salas de administração e controle.

“A obra está com ritmo forte e bom acabamento nos revestimentos. Nosso aeroporto está sendo ampliando no momento certo e com a instalação de novas empresas na cidade irá ter uma demanda de vôos que justifica implantação de linhas regulares”, disse o prefeito. A azul é uma das empresas interessadas em manter uma linha regional em Araraquara.

As fachadas de entrada pelo estacionamento e embarque no pátio que estão revestidas com pastilhas azuis têm atraído a atenção da população que visita periodicamente o aeroporto.

O vendedor Paulo Barca, de 56 anos, é um assíduo visitante. “Pelo menos uma vez por semana eu trago minhas netas Letícia, 5, e Júlia, 2, para ver os aviões. O novo prédio está ficando bom e em breve minha filha não precisará mais pegar avião em Ribeirão Preto”, disse Barca.

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) pretende ampliar a pista atual do aeroporto de Araraquara que tem 1.800 metros de extensão por 30m de largura para 2.500m por 45m. O pátio atual de 14 mil metros quadrados comporta cinco aeronaves airbus A380 com capacidade para 174 passageiros cada.

O início de operação no aeroporto está previsto para abril deste ano e gerará 40 empregos entre técnicos operadores de vôos, de embarque e desembarque; operadores de esteira, raio X; administração, manutenção e limpeza.