02/08/24 15h11

Preço médio de painéis solares no Brasil cai 9% no primeiro semestre de 2024

Cotação do polisilício usado na fabricação dos painéis mantém trajetória de queda, ajudando a puxar os preços para baixo

epbr

O custo médio de instalação de um painel de geração solar fotovoltaica no Brasil caiu 9% no primeiro semestre de 2024, segundo levantamento da Solfácil. Com isso, o preço médio desses sistemas foi de R$ 2,92 por watt-pico (Wp) no último trimestre de 2023 para R$ 2,66 por Wp em média ao fim de junho deste ano.

A redução no custo é, sobretudo, um efeito da diminuição das cotações do polisilício, matéria-prima usada nos painéis, tendência que vem ocorrendo desde o ano passado.

Os dados apontam que a queda nos preços ocorreu em todas as faixas de potência, desde 2 kWp até mais de 15 kWp.

O estado com as cotações mais baixas em média entre março e junho de 2024 foi Rondônia, com um custo médio de R$ 2,3 por Wp. Já o mais alto foi Minas Gerais, com uma média de R$ 3,16 por Wp. O estado foi o único do país a registrar aumento nos preços no trimestre.

As maiores quedas no custo no segundo trimestre ocorreram no Rio Grande do Sul (R$ 2,67/Wp) e em Roraima (R$ 2,34/Wp), com redução de 15%, cada, em comparação com os três primeiros meses do ano.

O CEO da Solfácil, Fabio Carrara, diz que a expectativa é que o movimento baixista ajude a atrair mais clientes para esse mercado.

“O custo da energia solar nunca foi tão acessível”, afirma.

O levantamento também analisou a escolha de marcas de inversores. As empresas Deye e Goodwe ultrapassam Growatt como as marcas de inversores mais presentes nas solicitações. Segundo a Solfácil, a Deye tem sido procurada principalmente para projetos de menor porte, enquanto a Goodwe tem mais presença em empreendimentos maiores.

Fonte: https://epbr.com.br/preco-medio-de-paineis-solares-no-brasil-cai-9-no-primeiro-semestre-de-2024/