Pré-sal é a aposta da automação industrial
DCI
O setor de automação industrial já está de olho nas oportunidades que estão chegando com a exploração do petróleo na camada do pré-sal. A Petrobras já é hoje uma das maiores usuárias de automação do País, segundo o vice-presidente da International Society of Automation (ISA), do distrito que engloba os países da América Latina, Jorge Ramos. "As refinarias da estatal são altamente automatizadas. E no pré-sal, onde a plataforma ficará muito longe da costa, todo o controle e segurança será via automação", afirmou Ramos.
Segundo o executivo, o mercado de automação industrial está crescendo no País, sendo que a tendência é que o índice de nacionalização cresça, principalmente com a chegada de estaleiros atraídos pelo pré-sal. "A tendência é essa. Todas as multinacionais já têm fábrica no Brasil para a montagem do equipamento. A instalação fabril está pronta. Agora é em relação à economia de escala", salientou. Segundo ele, com os estaleiros, o volume de vendas aumentará, o que justificaria toda a produção nacional.
Atualmente, o hardware do produto é importado, principalmente da Coreia e Taiwan. "Já a parte de arquitetura de software, seu desenvolvimento e a sua adequação às plataformas, é feita por engenharia nacional", disse o executivo do Isa, entidade que promoverá, a partir de amanhã, o Brazil Automation ISA 2009. O evento, em São Paulo, vai até o próximo dia 13.