31/08/07 14h24

"Prato-feito" na padaria cresce e amplia venda da indústria

Valor Econômico - 31/08/2007

As padarias decidiram tirar vantagem do crescente negócio da alimentação fora do lar ( ou food service), um mercado ancorado na estatística de que uma a cada quatro refeições do brasileiro é realizada na rua. A expectativa das indústrias alimentícias para este ano é que o food service fature R$ 47,6 bilhões, uma alta de 10% sobre 2006. Do lado das padarias, a oferta do prato-feito é uma saída à pesada concorrência feita nos últimos anos pelos super e hipermercados, que atraíram o consumidor com o pãozinho barato e a diversidade de itens de panificação. Mais comum nos grandes centros, o movimento de adaptar as padarias para servir refeições vem ganhando também o interior do país. A indústria de alimentação fora do lar fatura alto com o serviço. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (ABIA), feito com exclusividade para o Valor, as padarias já representam 18% da receita do food service, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação à fatia de 13%, em 2001. Nesse período, as vendas para as "padarias-restaurantes" saltaram 142%, passando de R$ 3,3 bilhões (US$ 1,8 bilhão) para R$ 8 bilhões (US$ 4,3 bilhões). Trata-se de um crescimento superior ao da própria indústria de food service, que de 2001 para 2006 aumentou sua receita em 96%. "Cerca de três mil padarias ao ano estão se adaptando para oferecer refeições", diz Amilcar Lacerda de Almeida, gerente do departamento de economia, estatística e planejamento da ABIA. Este movimento tem sido mais acentuado nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, diz ele.