13/06/11 14h21

Power faz parceria com Merrill, dos EUA

Valor Econômico

Impulsionada pelo fortalecimento do mercado financeiro brasileiro, a indústria gráfica acaba de ganhar mais um concorrente. A Power Financial, braço de impressão financeira do grupo brasileiro Power, pretende, através de uma parceria, realizar em diversos países impressões de materiais informativos de empresas do mercado de capitais. A empresa nasceu no início do ano e tem atividade focada nas companhias abertas ou nas que querem fazer oferta pública inicial de ações. Como os prospectos muitas vezes têm que ser impressos no exterior, para um 'road show', por exemplo, a companhia procurou uma parceira internacional, que pudesse oferecer uma estrutura global de impressão.

"Esse é um segmento específico dentro da indústria gráfica. Exige agilidade e confiabilidade, pois os dados das empresas não podem vazar. Além disso, a cobertura internacional é fundamental. Cerca de 70% das compras de ações vêm de investidores internacionais", afirmou ao Valor o diretor comercial da Power Financial, Rodrigo Pinheiro. O acordo foi fechado com a multinacional americana Merrill Corporation, que realiza impressões para o mercado financeiro em cerca de 20 países, com 60 escritórios em todo o mundo. A americana - que foi responsável pela oferta de ações da Glencore e do Groupon, por exemplo - já mirava o Brasil, procurando uma gráfica especializada.

A parceria permite que os clientes da Power no Brasil tenham suas impressões realizadas no exterior, enquanto a brasileira oferece à americana a disponibilidade da gráfica no país e o desenvolvimento dos projetos dos clientes por ela captados. "Temos boas perspectivas para o Brasil. E acreditamos, inclusive, que o acordo com a Power pode gerar uma plataforma de expansão da Merrill na América Latina", afirmou o vice-presidente para a América Latina da companhia, Brian Gilbreath.

Com a demanda do mercado financeiro brasileiro, a Power Financial espera alcançar um faturamento bruto de até R$ 6 milhões (US$ 3,8 milhões) em 2011. Depois do acordo com a Merrill, a brasileira fechou negócio com cinco clientes no país, sendo agora responsável pelas impressões de suas ofertas de ações. Com quatro parques gráficos instalados em São Paulo, o grupo Power - atualmente composto pela gráfica Power Graphics e pela Power Financial -, hoje tem capacidade total para imprimir 4 bilhões de páginas por mês. No ano passado, o grupo registrou um faturamento bruto de R$ 14 milhões (US$ 8 milhões), o que representou avanço de 17% frente a 2009.