Poupatempo do Exportador movimenta mais de R$ 7 milhões entre pequenos negócios de SP
Empresas recém capacitadas pelo Governo do Estado poderão fazer suas primeiras vendas para o exterior
InvestSPA 11ª primeira edição do Poupatempo do Exportador, realizada em novembro, na capital paulista, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) e pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à pasta), deve injetar mais de R$ 7 milhões em pequenos negócios apoiados pelo Governo do Estado.
Durante o evento, cerca de 40 empresas que passaram pelo Programa Paulista de Capacitação para Exportação (Exporta SP), da SDE e da InvestSP, participaram de rodadas de negócios com companhias comerciais exportadoras. Organizadas em parceria com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEX), as rodadas reuniram empresas de várias regiões do Estado e de setores como alimentação, construção, têxtil, calçados e máquinas e equipamentos.
“Algumas são empresas bem pequenas, que acabaram de concluir a capacitação do Exporta SP e já farão suas primeiras vendas internacionais. É um passo fundamental para que elas se desenvolvam, ganhem competitividade, diversifiquem suas receitas e gerem cada vez mais emprego e renda em São Paulo”, comemora a gerente de Promoção de Exportações da InvestSP e organizadora do Poupatempo do Exportador, Elisabete Donato.
Desenvolvido pela SDE e pela InvestSP, o Exporta SP oferece uma capacitação gratuita para micro, pequenas e médias empresas paulistas, de qualquer região do Estado e de qualquer setor, que queiram exportar. A capacitação é online, com duração de quatro meses e dois anos de acompanhamento após a conclusão. Para saber mais sobre o programa, que está com inscrições abertas, clique aqui.
O total de negócios gerados graças ao Poupatempo do Exportador, porém, é bem maior. Em apenas um dia, o evento reuniu cerca de 500 empresas, inclusive companhias de grande porte. Elas puderam fazer contato não apenas com possíveis clientes e parceiros, mas também com dezenas de prestadores de serviços ligados à exportação (linhas de crédito, despacho aduaneiro, logística, licenciamento, registro de marcas etc.).
Os empreendedores também tiveram acesso a serviços prestados por patrocinadores e apoiadores do Poupatempo do Exportador, entre eles: Business for All, FIA, CDIAL Halal, Better Solution, Dalí Hubs, Village Marcas e Patentes, You Global, BR Trade, Sebrae/Peiex, Amazon, DesenvolveSP, SP Negócios, Banco do Brasil, Associação Comercial de Santos, SPComex, Fiesp, B2Brazil, Marelo, Broker Comex, Jucesp e Shopee.
O evento ainda contou com 33 palestras gratuitas, com especialistas em temas como inteligência de mercado, promoção comercial e certificado de origem. Além de debates sobre mercados específicos, entre eles China, Europa, Estados Unidos, África, América Latina e países árabes.