07/04/25 13h53

Portos respondem por mais de 90% do comércio exterior do Brasil e Santos tem papel estratégico nisso

Complexo portuário santista está conectado a 600 destinos em mais de 190 países e responde por 30% da corrente comercial nacional

A Tribuna

Ligando mar e terra, os portos brasileiros são a espinha dorsal do comércio exterior e movimentam aproximadamente 95% das importações e exportações do País, garantindo o abastecimento dos produtos que chegam às casas dos brasileiros. O principal e mais estratégico é o Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), ele está conectado a 600 destinos em mais de 190 países e responde por 30% da corrente comercial nacional.

Para o presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, o sistema portuário é de suma importância para o País. “O porto para o Brasil é vida. Sem porto não há economia, não há vida, não há desenvolvimento econômico, não há nada”, afirma.

Santos é a porta de entrada para diversos bens de consumo e garante que produtos importados cheguem ao País de forma eficiente, influenciando os preços dos bens no mercado e sustentando diversas indústrias com insumos essenciais. Por isso, o cais santista recebe e distribui milhares de produtos, desde o celular de última geração almejado pelos jovens, ao suco de laranja que adoça o dia a dia da população ou os fertilizantes utilizados pelo agronegócio para enriquecer o plantio do País.

Para o consultor portuário Roberto Paveck, praticamente todo brasileiro consome ou utiliza algo que passou pelo Porto de Santos. “Seja um alimento, um eletrônico, um medicamento ou um veículo, sua operação impacta diretamente o dia a dia da população. Desde o final do século 19, quando foi essencial para a imigração e o escoamento do café, ele se consolidou como a principal conexão do Brasil com o mundo”, destaca.

O presidente da APS, Anderson Pomini, diz que os principais países parceiros do Porto de Santos são China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Índia. Em âmbito nacional, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses estados abrigam 86 milhões de habitantes e respondem por mais de 50% do PIB brasileiro.

“Chegamos, em 2024, ao recorde de 180 milhões de toneladas movimentadas. A APS, responsável pela gestão do porto, também registrou um recorde de lucro líquido, alcançando R$ 844 milhões. Isso prova a eficiência e o comprometimento da companhia, que quer avançar ainda mais”, ressalta.

 

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/portos-respondem-por-mais-de-90-do-comercio-exterior-do-brasil-e-santos-tem-papel-estrategico-nisso-1.457121