31/07/23 15h12

Porto Ferreira se consolida como capital nacional da cerâmica

Município é referência na produção de cerâmica artística e decoração e torna tradicional a Feira Cerâmica Decor

Primeira Página

Localizada no interior de São Paulo, Porto Ferreira é uma cidade com uma história rica e voltada para o turismo de negócios, especialmente na área de cerâmica artística e decoração. Desde o início da gestão municipal em 2017, a prioridade tem sido fomentar o turismo de negócios, que se mostrou um grande gerador de emprego e renda no município.

A cidade recebeu diversas conquistas importantes para a consolidação de sua vocação cerâmica. Em 2017, foi conferido a Porto Ferreira o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, por meio de uma lei federal aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente da República. Posteriormente, o município também recebeu o título de Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado, valorizando o turismo de negócios proporcionado pelas empresas cerâmicas.

Mais recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu a Porto Ferreira a indicação geográfica na espécie Indicação de Procedência, para o produto “cerâmica artística”, consolidando ainda mais sua posição como referência nesse setor.

A cidade conta atualmente com cerca de 80 indústrias cerâmicas e essa atividade econômica representa aproximadamente 40% da economia local. Com mais de 5 mil empregos gerados anualmente, a cerâmica é uma importante fonte de trabalho e renda para a população.

O Circuito da Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração é uma atração imperdível. Com mais de 2 km de extensão, conhecido como o Maior Shopping a Céu Aberto da América Latina, o circuito é repleto de lojas e comércios especializados em cerâmica artística e decoração, atraindo turistas e compradores de diversas partes do país.

Para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do circuito e consolidar o turismo de negócios, a Prefeitura de Porto Ferreira organiza a 3ª Feira Cerâmica Decor. O evento foi realizado até ontem, 29 de julho, envolvendo empresas e lojistas da cidade, proporcionando uma oportunidade única para empresários e lojistas de Porto Ferreira e região.

A Feira Cerâmica Decor é sempre uma oportunidade de negócio, de interação com o público e de valorização da cultura cerâmica da cidade. Além disso, a feira contribui para o crescimento econômico e fortalecimento da vocação turística de Porto Ferreira.

Fonte: https://jornalpp.com.br/noticias/cidades/porto-ferreira-se-consolida-como-capital-nacional-da-ceramica/