Porto de Santos será beneficiado por ampliação logística de ferrovia
Ela ganhará novas locomotivas para aumentar capacidade de transporte ao cais santista
A TribunaA VLI adquiriu 12 novas locomotivas ES-43BBI com o intuito de expandir a capacidade logística da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior do Brasil. Os veículos foram comprados da Wabtec Brasil por R$ 300 milhões.
Para se ter uma ideia da importância desse corredor no escoamento de produtos de exportação e de importação, em 2023, a FCA e a Ferrovia Norte-Sul (FNS), ambas sob responsabilidade da VLI, juntas transportaram 43,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU). Desse total, 43 milhões de toneladas foram movimentadas nos portos brasileiros, sendo 13 milhões no Porto de Santos.
O diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, Nicolas Szwako, afirmou, em nota, que a companhia está investindo na ampliação da capacidade de transporte de carga na FCA “com o foco de atender às demandas atuais e futuras de nossos clientes, que produzem riquezas no País”.
“Ao fomentar o transporte ferroviário de cargas, geramos impactos positivos no meio ambiente, na economia nacional e na pauta de exportações brasileira”, completou.
A expansão da capacidade e eficiência logística da FCA é um dos projetos da renovação antecipada da concessão da VLI por mais 30 anos, que está em curso nos órgãos reguladores. “É esperado um aumento nas movimentações de carga na ordem de 30% a 40%, somando-se todos os fluxos que compõem a FCA (não apenas o Corredor Sudeste), durante o novo ciclo da concessão”.
As linhas da FCA são a principal via de integração entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste conectando sete estados e o Distrito Federal. A VLI controla também o Tramo Norte da FNS, além de terminais integradores para carga e descarga de produtos localizados em São Luís (MA), Barra dos Coqueiros (SE), São Gonçalo do Amarante (CE), Vitória (ES) e Santos.