Porto de Santos poderá atrair unidade de capacitação Belga
Portos e NaviosO presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Botelho de Oliva, acredita que o Porto de Santos tem grande possibilidade de conseguir a instalação de uma unidade do Centro de Capacitação do Porto de Antuérpia (Apec), da Bélgica. A Apec é uma das principais entidades de ensino portuário do mundo e está implantando sua primeira filial brasileira em Vitória (ES), após acordo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Portos (SEP).
“O ministro (Helder Barbalho, da SEP) me chamou para passar essa demanda. Eu já tenho uma relação com o pessoal de Antuérpia, já estive em contato com esse instituto quando era secretário (de Fomento do Ministério dos Transportes, de fevereiro de 2003 a abril de 2004, no primeiro mandato do presidente Lula) e conheço o potencial para trazermos para Santos”, disse o presidente da Codesp em entrevista exclusiva para A Tribuna, a primeira após assumir o cargo, no último dia 9.
Oliva tem a missão de conversar com o embaixador da Bélgica no Brasil. Ele afirma que Santos precisa desse aperfeiçoamento tecnológico e que vai batalhar para modernizar e colocar o cais santista como um dos melhores do mundo.
“É arregaçar as mangas e começar a trabalhar, nada vem de graça, sem esforço. É preciso convencer de que somos capazes de fazer bem feito. Eu me proponho a fazer um bom trabalho. E o bom negócio é o que dá lucro, porque todos ganham, é uma cadeia produtiva”, afirmou o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos.
Também em entrevista para A Tribuna, o ministro Helder Barbalho, que se reuniu com empresários e autoridades belgas na manhã de quinta-feira, em São Paulo, destacou o desejo da parceria. “Estamos discutindo com quem tem experiência na formação de trabalhadores do setor portuário. Reafirmarmos a intenção de que todo esse conhecimento e valorização para os trabalhadores possam ser inseridos no Brasil, e Santos não poderia ficar de fora”.
Subsidiária da Autoridade Portuária de Antuérpia, a Apec é dedicada à capacitação da mão de obra portuária nas áreas de gestão, infraestrutura, obras e equipamentos.
Presidente da Codesp vai batalhar para trazer aperfeiçoamento tecnológico
Sem interrupção
O presidente da Codesp garantiu que não haverá interrupções na dragagem do canal do Porto de Santos até que ele seja assumido pela EEL Engenharia Ltda, que venceu a licitação para o serviço. A expectativa do ministro dos Portos é que a firma assine o contrato com a SEP para realizar essa atividade no próximo mês e inicie os trabalhos seis meses depois, após elaborar os projetos básico e executivo.
“Temos um contrato temporário que prevê exatamente o tempo necessário para a assinatura do novo contrato. Não haverá descontinuidade. Assinado o contrato de dragagem, vamos ter um período de transição. Temos um planejamento da área de engenharia que concilia e compatibiliza isso. Não teremos problema de assoreamento e o nosso calado será mantido”.
Sangue novo
Oliva diz que a nova diretoria da Codesp tem muita disposição e quer conquistar espaço.“Essa é a grande novidade para Santos. Aproveitem a nossa garra, sejam parceiros e vamos fazer um excelente trabalho para que a Cidade se orgulhe do Porto. E que nós, como executivos, possamos ser considerados como pessoas que gostam de Santos, que vieram para somar, trabalhar em prol da Cidade”, afirmou o novo diretor-presidente da Docas.