20/08/20 11h53

Porto de Santos movimenta 55,7 milhões de toneladas de cargas no 1º semestre

O número significa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019

A Tribuna

Os portos públicos e privados brasileiros movimentaram 538 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano. Mesmo durante o auge da pandemia de Covid-19, o volume representa uma alta de 4,4% em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando foram movimentados 515,2 milhões de toneladas em todo o País. No entanto, houve queda na movimentação de contêineres.

Os dados foram revelados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulador do setor. Eles apontam que a movimentação de caixas metálicas e de carga geral solta apresentaram queda, respectivamente, de -1% e de -6,2%. Um total de 54,8 milhões de toneladas foram transportadas em contêineres movimentadas, enquanto outras 25,4 milhões de toneladas foram operadas soltas.

A alta na movimentação portuária foi impulsionada pelo aumento de 2,2% na movimentação de granel sólido, na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Entre janeiro e junho, 323,5 milhões de toneladas foram entraram ou saíram do país pelos portos brasileiros. Já a movimentação de granéis líquidos cresceu 15,5% no semestre e somaram 134,2 milhões de toneladas.

Entre as mercadorias que registraram crescimento de movimentação em comparação com o primeiro semestre de 2019, as principais foram petróleo e derivados (+19,8%), com a movimentação de 123 milhões de toneladas; e soja (+31,4%), com 81 milhões de toneladas movimentadas. Já entre as que registraram queda na comparação com o ano anterior, as principais foram minério de ferro (-9,7) e contêineres (-1%).

“O crescimento nas exportações de Petróleo e Derivados (+76%) e na exportação de soja (+32), principalmente em portos públicos, foi o grande destaque no primeiro semestre de 2020. Essas duas mercadorias representaram 38% de toda a movimentação portuária no período, tendo impacto significativo na movimentação total de cargas”, apontou o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq, Fernando Serra.

Portos

O Porto de Santos foi o de maior movimentação entre os portos públicos. No primeiro semestre, o cais santista movimentou 55,7 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2019. O destaque foi a movimentação de soja com a operação de 16,1 milhões de toneladas alta de 39%, que representa 4,5 milhões de toneladas.

O segundo lugar em movimentação entre os portos públicos ficou com o porto de Paranaguá (PR), que movimentou 25,7 milhões de toneladas de cargas. Neste caso, o crescimento é de 13%, 2,9 milhões de toneladas a mais do que em igual período do ano anterior.

Entre os portos privados, os principais destaques foram o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), operado pela Transpetro, e a DP World Santos. O primeiro movimentou 31,5 milhões de toneladas de petróleo, 8,7 milhões de toneladas a mais do que no primeiro semestre de 2019.

Já a DP World de Santos, na Margem Esquerda do cais santista, registrou a maior movimentação de contêineres entre os portos privados, ao operar 387,2 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), representando crescimento de 41% na movimentação (mais 113 mil TEU) em relação a igual período do ano passado.

Navegação

Um total de 375,5 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas na navegação de longo curso no primeiro semestre, um crescimento de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, a cabotagem movimentou 125,4 milhões de toneladas. Neste caso, o crescimento foi de 10%, com a operação de mais 11,4 milhões de toneladas em comparação com o ano passado. No transporte de contêineres, a cabotagem apresentou crescimento de 2,6% no período, totalizando 750 mil TEU. Já a navegação interior atingiu 35,4 milhões de toneladas operadas no semestre, alta de 7,8%, em relação ao primeiro semestre de 2019.

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portoemar/porto-de-santos-movimenta-55-7-milh%C3%B5es-de-toneladas-de-cargas-no-1%C2%BA-semestre-1.114703