Porto brasileiro figura em rankings internacionais
Revista América EconomiaO Porto de Santos é destaque em dois rankings mundiais e se mantém como o principal complexo na movimentação de contêineres da América Latina. No ranking Top 100 Ports, divulgado pelas britânicas Lloyd’s List e Containerisation Internacional, o local aparece em 37º e, na lista Top 50 World Container Ports, produzido pelo norte-americano The Journal of Commerce, figura na 38º colocação.
O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo e Oliveira, comenta que o porto vem subindo nos rankings internacionais de movimentação de contêineres e cita que, já em 2010, parecia na 43º colocação mundial. Em 2011 ultrapassou de Savannah (Estados Unidos) e d Durban (África do Sul) e subiu dois degraus no ranking portuário mundial de movimentação de contêineres da revista britânica especializada Containerisation International.
A posição foi mantida em 2012, mas, considerando dados de 2013, o Porto de Santos subiu ainda três posições, indo para a 38º, e se destacou como o de maior movimentação da América Latina, ultrapassando o Porto de Balboa, no Panamá.
Oliveira conta que o Porto de Santos é o sul-americano entre Porto de Santos é o único sul-americano entre os 50 principais do mundo na movimentação de contêineres. Entre os 100 primeiros, constam os latino-americanos Balboa e Colon, do Panamá (43º e 44º colocação, respectivamente), Cartagena (Colômbia), na 66º posição, e Callao (Peru), na 76º posição.
Em relação a investimentos, o diretor explica que o aumento da aplicação de capitais, tanto por parte da iniciativa privada em novos terminais, quanto do setor público em obras de dragagem e no viário interno, vem garantindo o aumento da oferta de serviço com maior produtividade e maior capacidade de escoamento e transporte marítimo, com o consequente aumento de movimentação. “A logística mais apurada, com agendamento e monitoramento online, amplia o fluxo no atendimento”, afirma.