02/04/12 15h06

Porto amplia movimento de cargas

O Vale

Alckmin estima que volume de cargas transportadas chegue este ano a 1 milhão de toneladas, contra as 700 mil de 2011

O Porto de São Sebastião deve movimentar neste ano mais de 1 milhão de toneladas de carga, ante as 700 mil toneladas de 2011.

A estimativa foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante sua passagem pela região na última semana para discutir detalhes da formatação da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Para que o porto alcance a meta estipulada por Alckmin, o Estado liberou verba de R$ 250 milhões em reformas para aumentar a capacidade de movimentação de cargas.

Entre as melhorias estão a reforma do cais comercial, a ampliação do porto com obras nos pátios 3 e 4, além da implementação de sistema de monitoramento de tráfego de navios para aumentar a eficiência no transporte de cargas

"O porto era deficitário e hoje é lucrativo. Estamos exportando usinas de álcool e importando cimento. Só em janeiro, foram 90 mil toneladas (movimentadas)", afirmou Alckmin a O VALE

As licenças ambientas, necessárias para o início das obras de expansão do porto, estão sob análise do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e devem ser liberadas até o final do primeiro semestre deste ano, segundo estimativa da Companhia Docas de São Sebastião, administradora do porto.

 Impasse.
Após duas audiências públicas realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Sebastião e Ilhabela, a Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião tenta forçar a realização de novas audiências.