Portal FacilitaSP vai possibilitar a abertura de empresas em minutos
Nova plataforma otimiza processos e garante mais agilidade e confiabilidade ao registro empresarial
Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SPA Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), lançou nesta segunda-feira (9), o Portal Facilita SP, nova etapa do programa de desburocratização e liberdade econômica do Estado de São Paulo. Com a medida, será possível abrir empresas em questão de minutos, tudo de forma digital com transparência, segurança e previsibilidade.
Com a política lançada em setembro de 2023, nas fases de regulamentação das leis e criação de comitê intersecretarial para classificação de risco das atividades econômicas, o Facilita SP visa ampliar a integração municipal e fortalecer a competitividade empresarial paulista.
O Estado de SP, que ocupava uma das últimas posições no ranking de liberdade econômica, alcançou o 1º lugar nacional, saindo de 260 para 911 atividades classificadas como baixo risco, aptas à dispensa de licenças e alvarás para início do negócio. Ao todo, 99% dos municípios paulistas já aderiram, por meio de decreto, à política do programa estadual. Destes, 627 municípios já aderiram ao sistema, sendo 285 com viabilidade locacional.
“Desburocratizar o processo para novos negócios vai alavancar a atividade empreendedora e atrair mais empresas e investimentos para nosso estado, o que é uma orientação clara do governador Tarcísio de Freitas. O resultado disso, além de ratificar São Paulo como potência do empreendedorismo no país, vai gerar mais renda, emprego e desenvolvimento regional”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP.
Cerimônia
O evento de lançamento foi realizado na sede da Junta Comercial, na Lapa, zona oeste da capital, e contou com a abertura do presidente Marcio Shimomoto, explanação técnica do vice-presidente da entidade, Gilberto Tiburcio, e participações de Flávia Britto, diretora do DREI (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração), Nelson Hervey Costa, superintendente do Sebrae-SP, e João Carlos Castilho Garcia, presidente do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade).
A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, contextualizou como essa nova etapa do programa, somadas às anteriores, vai melhorar o ambiente de negócios e estimular ainda mais o empreendedorismo paulista, com processos mais rápidos e seguros. “O portal Facilita SP foi construído para operacionalizar todo esse processo de integração. Nosso sonho é que efetivamente a gente tenha no mesmo espaço, no mesmo sistema, todos os órgãos licenciadores para que o empreendedor possa enxergar sua jornada e ter um acesso fácil com a emissão de apenas um documento”, afirma a secretária.
Fluxo rápido
O Portal Facilita SP integra dados e serviços de diversos órgãos e entidades, simplificando e desburocratizando os processos de abertura e regularização de empresas no estado. A plataforma oferece uma interface intuitiva e funcionalidades que centralizam todas as etapas da formalização de empresas em um ambiente único. Destinado a quem deseja formalizar um negócio como Empresário Individual ou Sociedade Limitada, a ferramenta assegura praticidade e eficiência ao empreendedor.
Além disso, o portal integrador adota tecnologias avançadas para prevenir fraudes e garantir a legitimidade das solicitações, protegendo os empreendedores desde o início de suas jornadas e promovendo um ambiente de negócios mais confiável e estruturado.
Com a iniciativa, a Jucesp reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do estado, fortalecendo o ecossistema empreendedor e garantindo aos usuários mais agilidade e proteção na constituição de suas empresas. “Nosso objetivo é facilitar a vida do empreendedor, eliminando barreiras e oferecendo uma experiência ágil e eficiente para a formalização do negócio com total segurança,” destaca Marcio Shimomoto, presidente da Jucesp.