Porsche chega oficialmente ao Brasil
Com sede própria em São Paulo, alemã começa a operar ainda em 2015
Automotive BusinessA Porsche chega oficialmente ao Brasil e sua subsidiária nacional terá sede em São Paulo, operada diretamente pela matriz na Alemanha. O País é o primeiro mercado latino-americano para onde a montadora expende sua atuação e o 18º em todo o mundo. O início da operação está previsto para o fim de 2015 em uma joint-venture com a Stuttgart Sportcar, parceira de longa data e, até então, representante e importadora oficial da marca em solo brasileiro. A transação já foi autorizada pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Para Bernhard Maier, membro do conselho executivo de vendas e marketing da fabricante, conhecer o mercado de atuação é essencial, bem como estruturar uma boa rede de vendas. “Estamos muito gratos por ter um parceiro de longo prazo ao nosso lado e que fez a Porsche ter negócios fortes no Brasil", reconheceu o executivo, sobre a parceria com a importadora brasileira. "Queremos garantir o sucesso futuro e atender às necessidades especiais ainda melhor com a ajuda de conhecimento de mercado do nosso parceiro”, concluiu.
O presidente da Stuttgart Sportcar, Marcel Visconde, celebra os 18 anos de parceria. "Desde a nossa nomeação como importador oficial Porsche, em 1997, temos provado que a marca pode contar com uma base de clientes fiéis aqui no Brasil", afirma o executivo. "Vamos continuar a oferecer uma experiência de cliente de primeira classe para os brasileiros e estamos ansiosos para o suporte estendido fornecido pela Porsche Brasil", comemorou.
Matthias Brück, ex-presidente e CEO da Porsche na América Latina, foi nomeado presidente da montadora no Brasil. O executivo tem 19 anos de experiência na indústria automotiva e 13 deles na Porsche. "Tendo trabalhado na estratégia de longo prazo para a América Latina e especialmente no Brasil, durante os últimos seis anos, estou especialmente feliz em pavimentar o caminho para o sucesso futuro da companhia no país", afirmou em comunicado. Brück disse também que o mercado tem grande potencial de crescimento e com a criação da subsidiária, “continuaremos o desenvolvimento positivo dos negócios, contribuindo para a estratégia global da empresa".
Atualmente, a rede de distribuição da Porsche no Brasil é composta por sete concessionárias chamadas Centros Porsche. As unidades de de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) são de propriedade da Stuttgart Sportcar. Nas cidades de Brasília (DF), Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP) a representação é da Eurobike. A montadora informa que planeja aumentar gradualmente a rede de concessionários.