27/03/08 11h35

Ponto Frio expande rede e corta despesas em 2008

Valor Econômico - 27/03/2008

A Globex Utilidades, controladora da rede de lojas Ponto Frio, pretende abrir pelo menos 161 novas lojas no biênio 2008-2009, sendo 11 deles do modelo "digital", com no máximo 300 m2 de área, e 150 no modelo tradicional. Em 2007 a expansão ficou concentrada no modelo "digital", usado para a chegada da rede carioca ao Nordeste. O investimento para 2008 deve mais que dobrar em relação aos R$ 75,1 milhões (US$ 42,7 milhões) de 2007, chegando a R$ 153 milhões (US$ 86,9 milhões). Das 59 lojas abertas em 2007, que consumiram 33,6% dos investimentos da Globex no período, 44 foram abertas na Bahia, todas no modelo Ponto Frio Digital que foca o estoque em produtos de alta tecnologia, como telefones celulares, equipamentos de áudio, vídeo e cine-foto. Segundo Faissol, a Globex vinha há algum tempo estudando o modelo adequado de loja para seu programa de expansão quando surgiu a oportunidade de associação com a rede de lojas baiana N-Digital, especializada na venda de celulares. Faissol afirmou que a empresa vai fazer mais 55 lojas neste modelo, todas na Bahia, e depois vai ter "uma curva de aprendizado desse tipo de varejo" antes de decidir pela abertura de novas lojas "digitais". Enquanto isto, a continuidade da expansão no Nordeste espera para 2009. As 80 lojas que serão abertas em 2008 serão, basicamente, no Sudeste, especialmente em São Paulo. A rede encerrou 2007 com 427 lojas em dez Estado e no Distrito Federal. Em 2006 eram 378 lojas.