30/09/10 13h14

Ponto Frio esquenta a briga pelo mercado de livros digitais

DCI – 30/09/10

As livrarias têm um concorrente de peso agora: a rede Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, que dá inicio às vendas de livros digitais (e-books) em seu site de comércio eletrônico (e-commerce). O objetivo é chegar 5 mil títulos até o fim deste ano e sair à frente da concorrência de varejistas de eletroeletrônicos que ainda não optaram pela comercialização do novo modelo de leitura. Em média, os e-books são 30% mais baratos do que os livros tradicionais. A estimativa é de que, em 2011, as vendas de e-books representem até 10% da venda de livros por e-commerce no Ponto Frio. A última estatística da Associação Amerciana das Editoras (APP) mostrou que os e-books ocupam 4% do mercado total das vendas de livros nos Estados Unidos, o equivalente a US$ 27,4 milhões.

Os títulos disponíveis são compatíveis à maioria dos leitores de livros digitais (e-readers). "O fato de o e-book não ter restrição possibilita mais liberdade e flexibilidade ao leitor. O formato principal será o e-Pub, compatível com os principais canais de uso", disse Cláudio Campos, gestor da área de distribuição digital do site. "A compra no site será semelhante a um download de jogos: o cliente escolhe o título, efetua a compra, recebe o link e baixa o download."

Com a incursão nesse novo negócio, o Pontofrio.com.br segue o caminho da americana Amazon, famosa por vender livros na internet e criadora do Kindle - leitor de livros digitais. Pelo pioneirismo do site do Ponto Frio no Brasil, analistas acreditam no sucesso do negócio e já fazem contas. "O Ponto Frio sai à frente ao começar a se preparar para essa tendência mundial de e-books. Daqui há alguns anos, quando outras grandes do varejo iniciarem as vendas, ele estará na frente pela fidelização e quantidade no acervo", diz Renata Fiscalli Santos, pesquisadora em tecnologia e e-commece da Universidade de Campinas (Unicamp).

Fora o Ponto Frio, outras redes de varejo, exceto livrarias, também acompanham o segmento. De acordo com Marcelo Ribeiro, diretor de e-Commerce da Ricardo Eletro, a rede mineira de eletroeletrônicos também já vislumbra a possibilidade de vender e-books. "Há estudos avançados para o início das vendas, já que o segmento é tendência no e-commerce", afirmou o executivo, que ainda não pode dar datas sobre o início das vendas no site.