23/08/12 11h02

Polypack investe no ensaio de airbags

Automotive Business

Empresa abre segundo laboratório no País, especializado em segurança automotiva

Períodos de transformações na indústria automobilística, com mudanças na legislação ou concorrência acirrada, levam novas encomendas à Polypack, empresa brasileira com sede em São Carlos (SP), originada de uma parceria com a universidade local para a realização de ensaios em componentes plásticos. A maioria dos trabalhos solicitados diz respeito à análise e avaliações para certificação de componentes destinados à indústria automobilística. Os principais clientes são os fornecedores de primeiro nível, tier 1.

“Nosso negócio diz respeito a materiais e corpos de prova. Não atuamos no campo de design ou produção”, explica Paulo Ferreira, diretor. Depois de um começo de ano morno, ele registra volume de atividade significativo nos laboratórios para a realização de ensaios. Em junho foi inaugurada uma segunda unidade da Polypack, também em São Carlos, que complementa as atividades da primeira, estruturada junto ao campus da universidade para testes de resistência, impacto, resistência ao calor, propriedades químicas, odores e envelhecimento acelerado.

O segundo laboratório abre as portas para a realização de ensaios próprios para testes de materiais de equipamentos de segurança. Como se sabe, airbags e sistemas ABS estão se tornando obrigatórios para os veículos nacionais, abrindo um campo de trabalho significativo para os fornecedores.

É necessário tratar com as mais distintas normas técnicas nos ensaios de segurança veicular ativa e passiva. “Somos o primeiro laboratório independente a realizar este tipo de ensaio na América Latina, fora das montadoras e seus fornecedores”, exclarece Jefter Nascimento, também diretor da Polypack.

As encomendas de serviços são tratadas com confidencialidade, permitindo atender diferentes clientes simultaneamente. Assim, é possível atender ao mesmo tempo as quatro montadoras tradicionais e alguns de seus sistemistas, como Continental, Autometal, Faurecia, Saargummi, ITW, TRW, Daicolor e Produmaster. Estes últimos respondem por 85% da atividade na Polypack.

A Polypack é também especializada na formulação de polipropileno com fibras recicláveis, como o sisal, e desenvolve polímeros a partir de cana de açúcar, originando o PHB.