17/04/12 13h03

Polos calçadistas lideram abertura de vagas em SP

O Estado de São Paulo

As cidades de Franca e Jaú, polos das produções de calçados masculino e feminino - respectivamente -, lideraram a criação de empregos em março no Estado de São Paulo. A constatação é do Centro das Indústrias do estado de São Paulo (Ciesp), que divulgou o levantamento do desempenho do setor industrial. As duas cidades criaram quase 3 mil novas vagas de trabalho somente em março e acumulam cerca de 6 mil postos de trabalho nos três primeiros meses do ano.

Nas 35 regiões pesquisadas, a análise dos dados do nível de emprego em relação ao mês anterior apresentou resultado negativo em 22, neutro em três e positivo em 10.

Na região de Jaú, composta por 11 municípios e que liderou o ranking, o nível de emprego industrial em março possibilitou a criação de 1.350 postos de trabalho, uma variação de 3,70%. No ano, o saldo também é positivo em 7,12% (2.500 postos). Na região de Franca, com 19 municípios, houve um acréscimo de aproximadamente 1.500 postos. No ano, o acumulado é de 7,40%, representando 3.200 novas vagas.

A pesquisa de criação de emprego no Estado tem na outra ponta da tabela a região de São Carlos com a maior queda registrada em março. A taxa medida foi de um recuo de 6,75%.

Bom para alguns. Na Carmen Steffens, foram contratados nos primeiros três meses deste ano 100 funcionários, sendo 80 deles para a fábrica de calçados e 20 para o curtume, também pertencente à empresa com cerca de 1.400 funcionários. Ana Teresa Soares Silva, gerente de Recursos Humanos, diz que, agora, as contratações foram interrompidas porque é época de mudança de coleção. "Geralmente novos empregados são recrutados nos três primeiros meses do ano."