17/08/09 11h11

Polo cerâmico do País ganha distrito industrial

DCI

Responsável por 85% da produção nacional de cerâmica, o Município de Santa Gertrudes, distante 167 km da capital paulista, quer diversificar a sua economia a partir deste ano. Para isso, a prefeitura auxilia empresários na construção de um novo distrito industrial que mede 40 alqueires (968.000 m²) e que deve ser inaugurado em 2010. O prefeito, João Vitte (DEM), espera que, com o novo parque, empresas fornecedoras de material para as fábricas de cerâmica se instalem na cidade, além das de outros ramos.

O município é sede da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), entidade que congrega 47 cerâmicas do Estado de São Paulo, das quais 36 se localizam em Santa Gertrudes. A associação organiza o Encontro Internacional de Fornecedores e Cerâmicas, o Forn&Cer. A edição deste ano, que aconteceu em junho, reuniu sete mil pessoas, entre elas empresários de outros países, como China e Itália.

As cerâmicas de Santa Gertrudes consomem 80% do gás natural do estado, que atualmente é a principal fonte de geração da energia térmica utilizada pelas indústrias de revestimento cerâmico no mundo. O prefeito avalia que a maior dificuldade da administração do município é a conciliação do crescente progresso da cidade, puxado pela produção cerâmica, com a qualidade de vida da população de 22 mil habitantes. "O movimento é muito grande: em uma cidade de 22 mil habitantes, 5 mil caminhões entram por dia. Nosso grande desafio é a construção de um anel viário pra acabar com o conflito entre o transporte e o bem-estar dos cidadãos."