28/06/07 16h44

Política industrial dará incentivo a multinacional

Folha de S. Paulo - 28/06/2007

O governo quer incentivar a formação de multinacionais brasileiras e a modernização das fábricas estrangeiras no país. As medidas fazem parte da nova política industrial que deve ser divulgada em até 90 dias. Para fortalecer o setor, será oferecido crédito com condições especiais, e a equipe econômica acena com nova desoneração tributária e mudança nas tarifas de importação. A elaboração das medidas foi anunciada ontem na Câmara pelo ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento) e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho. As medidas serão apresentadas à Câmara de Política Econômica, órgão de assessoramento da Presidência da República. A internacionalização das empresas brasileiras vai ser feita em setores em que o país é competitivo. O ministro citou mineração, siderurgia e suco de laranja como alvos potenciais. A ajuda pode ser feita com financiamento para aquisição ou reestruturação de companhias, como na recente compra da americana Swift pelo frigorífico goiano Friboi. Outra frente é a modernização das fábricas. A medida, segundo Coutinho, vai favorecer principalmente as subsidiárias de multinacionais no Brasil. "Queremos reforçar o papel dessas unidades para que elas possam disputar a fabricação de novos produtos". A medida beneficia diretamente o setor automotivo, que teme a concorrência de países como China, Índia e Rússia. A Anfavea (representante das montadoras) elogiou as diretrizes apresentadas. Para os representantes da entidade, as medidas podem acelerar os investimentos e reduzir os custos de produção. A política industrial também vai incentivar a inovação em setores que têm uso de mão de obra extensiva, como calçados e confecções. Coutinho defende que esses setores têm de vender produtos diferentes dos feitos na China ou Índia.