Plataforma irá monitorar cadeia do plástico e impulsionar aproveitamento do material
InvestSPRastrear os resíduos plásticos, desde sua origem até reinserção como matéria-prima na fabricação de um novo produto. Este é objetivo da plataforma Recircula Brasil, iniciativa da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), desenvolvida pela Central de Custódia, e que foi lançada na tarde dessa sexta-feira (26/07), em São Paulo.
A plataforma irá promover a reciclagem do plástico, impulsionando a economia circular deste material, um dos mais utilizados pela indústria brasileira.
A diretora de Estratégia e Inteligência, Marília Garcez, e a coordenadora de Economia Circular, Natália Muto, representaram a InvestSP durante o lançamento da plataforma, que também contou com a presença de diversas instituições que atuam no mapeamento dessa cadeia produtiva.
Como funciona?
A ferramenta utiliza notas fiscais eletrônicas para rastrear o caminho dos plásticos reciclados. Ela conecta essas notas, desde a compra dos materiais até a venda dos produtos finais, monitorando todo o percurso dos plásticos reciclados. Com essas informações, o sistema atesta a origem dos materiais e confirma que o produto contém plástico reciclado, garantindo transparência e confiabilidade.