23/05/07 13h44

Plástico conquista novos mercados

Gazeta Mercantil - 23/05/2007

As exportações para a Europa com receita em euro e o avanço do Brasil em direção aos países latinos fora do Mercosul (caso da Venezuela, Colômbia, Peru e México) fizeram com que a cadeia de transformadores de plásticos acabados no Brasil conseguisse driblar o efeito do dólar desvalorizado neste primeiro trimestre de 2007. As exportações brasileiras de produtos de plástico acabados registraram impulso de 21,5% na receita no período, totalizando US$ 283,4 milhões. A saída para agregar receita de embarques, fora a demanda que vem crescendo da China, foi buscar a nova necessidade por filmes para embalagens, plásticos para fraldas e descartáveis nos novos parceiros latinos do Brasil que, embora tenham produção local, apresentam demanda pela qualidade do produto brasileiro. A região da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) foi responsável pela maior receita de embarques do Brasil, de US$ 74,8 milhões no primeiro trimestre. Um crescimento de 17,8% em relação a igual período de 2006. O maior crescimento em percentual de receita de exportações ainda vem da Ásia, que aumentou as importações de transformados em 51,3% até março, para US$ 53 milhões. A União Européia foi responsável por um crescimento de 43,9% na receita de exportações, totalizando US$ 37 milhões em embarques. A previsão da Export Plastic, programa que hoje conta com a participação do Ministério do Desenvolvimento e também das grandes petroquímica brasileiras, é de crescimento de 30% na receita de exportações destes produtos para este ano.