15/02/21 11h25

Plantadeira da Case IH recebe prêmio internacional de inovação

Eficiência do sistema de distribuição do peso nas asas da Fast Riser 6100 foi reconhecida por sociedade de engenheiros americanos

Automotive Business

A plantadeira Fast Riser 6100, produzida pela Case IH na fábrica da CNH Industrial em Piracicaba (SP), foi premiada pela Asabe - American Society of Agricultural and Biological Engineers - este mês por suas inovações. A característica da máquina que chamou a atenção dos engenheiros norte-americanos é o sistema patenteado de distribuição de peso nas asas que permite o plantio de sementes de forma homogênea. 

A Asabe leva em consideração os produtos que economizam tempo dos produtores e reduzem custos, ao mesmo tempo em que aumentam a segurança do usuário. Anualmente, a entidade norte-americana premia 50 produtos com inovações mais significativas nas áreas de engenharia e tecnologia para as áreas agrícolas, alimentares e biológicas. A premiação ocorre há 35 anos e considera produtos de todo o mundo. Além da Fast Riser, a Case IH conquistou outros seis prêmios. 

“A Fast Riser foi concebida com o propósito de oferecer precisão em todas as linhas, revolucionando o plantio de grande escala, com produtividade de ponta a ponta para o produtor brasileiro”, comenta Silvio Campos, diretor de marketing de produto da Case IH. “Receber o reconhecimento de uma entidade renomada mostra que a Case IH está no caminho certo, ao investir em tecnologia e inovação para aumentar os ganhos agronômicos no campo", afirma. 

DO PAPEL PARA O CAMPO EM CINCO ANOS 

A Fast Riser foi lançada em 2020, após cinco anos de desenvolvimento do projeto que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre engenheiros, especialistas, clientes e outros colaboradores. “A máquina foi projetada para atender as diferentes demandas dos solos brasileiros. Foi um grande trabalho em equipe”, declara André Peres, especialista de marketing de produto da Case IH. 

Dobrável, a Fast Riser 6100 está disponível em versões de 48 a 61 linhas e planta até 20 hectares por hora. Com seu sistema de distribuição de peso nas asas, cobre mais hectares por dia e garante a qualidade da safra mesmo em janelas mais curtas. 

Essa precisão de ponta a ponta é possível devido ao sistema de distribuição de peso nas asas. A região central das plantadeiras dobráveis concentra cerca de 70% do peso do equipamento. O sistema hidráulico de distribuição de peso automático garante que todas as linhas da plantadeira tenham o mesmo peso de contato com o solo. O resultado é a uniformidade de profundidade de sementes, que possibilita a 98% delas emergirem em apenas 3 dias. O sistema permite o desligamento de linhas, o que pode economizar o consumo de sementes em até 15%. 

A plantadeira não apresenta pontos de lubrificação na linha de plantio e tem apenas 7 distribuídos ao longo do chassi. Com isso, o produtor tem a máquina mais tempo no campo. Outro fator que contribui para a maior disponibilidade do equipamento é a ampla caixa de sementes, com capacidade para 4 toneladas. 

fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/32504/plantadeira-da-case-ih-recebe-premio-internacional-de-inovacao