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Plano de crescimento da PSA inclui Mercosul

Valor Econômico - 05/09/2007

O grupo francês PSA Peugeot Citroën quer vender mais de quatro milhões de veículos em 2010" com a duplicação de suas vendas no Mercosul, segundo anunciou a direção mundial da empresa ontem na França. A fábrica brasileira de Porto Real (RJ) começa a se preparar para o crescimento desde já. Os 700 operários novos contratados começam a chegar esta semana na fábrica para que as linhas de montagem das duas marcas possam funcionar em três turnos a partir de dezembro. O diretor industrial da subsidiária do Brasil, Tarcísio Telles, explica que a empresa havia se preparado para iniciar o terceiro turno em julho de 2008. "Mas com as perspectivas do mercado brasileiro, adiantamos a decisão", explica. Última das montadoras a instalar uma fábrica no Brasil, em fevereiro de 2001, a PSA conseguiu aumentar produção sem grandes investimentos. Com o terceiro turno a capacidade anual de produção passará de pouco mais de 100 mil para 150 mil veículos. Ao falar sobre o seu plano estratégico para os próximos anos, ontem, em Paris, o presidente mundial da companhia, Christian Streiff , disse que o grupo PSA, segundo maior fabricante de veículos da Europa, pretende vender 400 mil no Mercosul em 2010, duplicando assim as vendas. Na China, a ambição do grupo para 2015 é ser reconhecido e rentável, com a venda de um milhão de veículos. Para a Rússia, a companhia francesa fixou a meta de vender 100 mil unidades em 2010 e, logo depois, avançar para 300 mil por ano. Depois de assumir o cargo em fevereiro, o executivo-chefe da Peugeot apresentou ontem pela primeira vez o plano de três anos, chamado "CAP 2010", no qual estipula metas concretas de desempenho em rentabilidade, vendas de unidades e outras áreas. Repete várias medidas de outros planos de reestruturação, como redução de custos, maior velocidade no desenvolvimento de veículos e mais empenho no segmento de luxo.