Planeta investe em auto-ajuda e quer comprar mais editoras
Valor Econômico - 10/11/2006
A Editora Planeta abriu seu escritório em São Paulo em março de 2003. Apesar do pouco tempo de experiência no mercado brasileiro, a empresa tem conquistado espaço e incomodado os concorrentes. Sediada em Barcelona, a companhia é a maior publicadora no mundo de livros em espanhol. O plano era ter entrado no país em 2000, quando o grupo sondou o mercado. Com a carioca Record, maior editora de obras gerais do país, a Planeta quase fechou negócio. A instabilidade econômica, na época, fez a empresa mudar a rota. Três anos atrás, voltou com a estratégia de começar do zero. Construiu um catálogo de 350 títulos e comprou o passe de escritores famosos como Paulo Coelho. A idéia da empresa é ampliar a oferta em diversas linhas editoriais e atingir todos os públicos possíveis. Por isso, a investida da vez é no segmento de auto-ajuda. A empresa comprou recentemente 70% da Academia de Inteligência. Localizada na cidade de Colina, a 406 km da cidade de São Paulo, a editora tem um catálogo pequeno, com cerca de 10 títulos. Academia pertence à família de Augusto Cury - e foi nele que a Planeta mirou. Cury é médico psiquiatra e também um best-seller. Lançou cerca de 20 títulos, foi traduzido em mais de 40 países e no Brasil já vendeu 3 milhões de exemplares. O primeiro título a ser publicado com a Planeta será "Maria - A maior educadora da História", previsto para abril. Pelo contrato, Cury lançará cinco obras com a Planeta nos próximos cinco anos. A editora comprará 10% da Academia em 2008 e o restante em 2009. Dessa forma, o escritor encerra uma parceria de cinco anos com a Sextante, editora que publicou 14 de suas obras. Fontes do mercado calculam que a Planeta tenha oferecido US$ 3 milhões pela empresa do interior de São Paulo. A editora planeja lançar o escritor em língua espanhola já em 2007. Outro segmento que recebe atenção é o de livros infanto-juvenis devido as volumosas compras governamentais. O grupo Planeta tem escritórios em cerca de 12 países e negócios nas áreas de ensino à distância e comunicação. O grupo possui outras duas empresas independentes no Brasil. A Barsa-Planeta, conhecida no segmento de enciclopédias, e a Planeta DeAgostini, que vende revistas e produtos colecionáveis em bancas de jornais.