12/08/11 12h45

Pirelli injeta US$ 25 mi para crescer em mineração e construção

Brasil Econômico

Para aumentar sua participação no segmento de pneus para construção civil e mineração, a Pirelli investiu US$ 25 milhões entre 2009 e 2011 para lançar três modelos e brigar por espaço no mercado.

Segundo Flávio Bettiol Junior, diretor da Unidade de Negócios Caminhão e Agro da companhia na América Latina, a participação de 20% no segmento deve saltar para até 30% em dois anos. “Temosumperíodo de crescimento iminente que deve ser sustentado pela obras de infraestrutura para a realização dos eventos esportivos mundiais no país. Além disso, as obras do PAC e o crescimento da mineração do pré-sal são fatores que devem alavancar nossos negócios”, diz Bettiol, citando ainda obras de infraestrutura iniciadas no continente, por exemplo, o novo canal do Panamá.

Os três pneus lançados oficialmente ontem pela Pirelli, durante a Construction Expo 2011, são destinados a construção civil e mineração e começaram a ser fabricados na unidade de Santo André há cerca de dois meses para a formação de estoque.

Segundo o executivo,  lientes como  a mineradora brasileira Vale a estatal chilena Codelco participaram do processo de desenvolvimento dos produtos. “Valorizamos a opinião dos clientes e formatamos produtos com uma ótica latina”, diz.

Um dos modelos de pneus, o TQ01, utilizado para mineração mas com aplicabilidade em construção civil, também será fabricado na unidade fabril do Egito. “Exportamos a tecnologia brasileira e eles vão fabricar o modelo por lá”, afirma Bettiol.

Os três modelos de pneus prometem rendimento até 20% maior do que os pneus convencionais, por usarem uma tecnologia radial, que tem formatação diferente de contato com o solo. “O custo inicial é maior, porque a tecnologia e os materiais são diferenciados, mas o custo benefício acaba dissolvendo isso”, diz. Para dar conta do aumento na demanda por pneus pesados, a Pirelli anunciou aumento de capacidade de até 30% na sua unidade fabril de Santo André (SP) e em2009 a companhia iniciou investimentos de US$ 100 milhões para isso.

Segundo a companhia, o aporte se justifica  porque o Brasil é um dos maiores mercados mundiais para pneus OTR, como são chamados os produtos destinados para as áreas de construção e mineração, com previsão de crescimento de 37% entre 2010 e 2013.

Além disso, a produção nacional também visa todo o mercado latino-americano, que tem crescimento estimado de 25% no mesmo período.

Resultados No primeiro semestre a Pirelli teve faturamento de US$ 1,29 bilhão na América Latina, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. A região representa 33% das vendas mundiais (percentual alinhado com o ano anterior), que totalizou US$ 3,88 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2011 (19% maior em relação a 2010).Argentina e Brasil detêm mais de 80% do resultado.