13/04/11 14h22

Pirelli aposta em pneu verde

Valor Econômico

A italiana Pirelli, uma das maiores fabricantes mundiais de pneus, lançou ontem três linhas de produtos ecológicos, reforçando a aposta no segmento "verde" com uma plataforma completa de produtos, batizada Pirelli Green Performance. A expectativa, de acordo com o principal executivo da companhia na América Latina, Guillermo Kelly, é a de que esses itens correspondam a cerca de 30% das vendas da fabricante de pneus na região em 2014. Considerando-se a operação global, a meta é mais ousada: chegar a fatia 40% do total comercializado já no fim do próximo ano.

De acordo com Kelly, os novos produtos, que inicialmente serão complementares ao catálogo atual mas, no futuro, poderão substituir modelos, oferecem menor resistência ao rolamento e, portanto, permitem redução de até 5% no consumo de combustíveis. Assim, há menor emissão de gás carbônico. "Usamos novos materiais e estruturas, que reduzem emissões e têm apelo sustentável", disse. Nessa linha, por exemplo, o negro de fumo foi substituído por sílica.

A linha, apresentada hoje mundialmente, contempla pneus para carros de baixa a alta cilindrada e SUVs (do inglês sport utility vehicle) e, no país, já começou a ser produzida nas fábricas de Feira de Santana (BA) e Campinas (SP). Os novos pneus terão preços até 5% superiores aos comercializados atualmente pela Pirelli, custo adicional que, segundo o executivo, é compensado pelo menor consumo de combustível.

O desenvolvimento da plataforma "verde", que é herdeira da P3000 Energy, lançada em 1999, exigiu investimentos de US$ 20 milhões nos últimos três anos e envolveu os centros de pesquisa de Milão e Santo André. Em 2010, a Pirelli faturou US$ 2,2 bilhões na América Latina, garantindo a liderança na região, conforme Kelly.