10/11/23 14h01

Piracicaba tem quinto melhor saldo de exportações do Estado, diz Ciesp

Segundo levantamento do Ciesp, Piracicaba deve chegar aos 3,5 bilhões de dólares exportados até dezembro de 2023

Folha da Região

As exportações da região de Piracicaba aumentaram em 24,5% entre janeiro e outubro em comparação ao mesmo período de 2022, de acordo com levantamento da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), de Piracicaba. De acordo com a pesquisa, o total de exportações foi de US$ 3.194,2 bilhões, contra US$2.565,5 registrados no ano passado. A regional é composta por Piracicaba, Águas de São Pedro, Laranjal Paulista, Rio das Pedras e Saltinho.

Os principais produtos vendidos para o exterior no ano foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (67,1%), veículos automóveis, tratores (6,2%) e açúcares e produtos de confeitaria (5,7%). No período analisado, os principais destinos das exportações de Piracicaba foram Estados Unidos (44,2%), México (6,7%) e Canadá (5,3%).

Já as importações somaram US$2.581,7, o que significa um aumento de 0,6% com relação ao mesmo período do ano passado, que foi de US$2.567,5 bilhões. As importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (49,8%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (13,5%) e veículos automóveis, tratores (13,5%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (31,8%), Coreia do Sul (25,2%) e China (12%).

De acordo com o gerente regional do Ciesp Piracicaba, Homero Scarso, a previsão é a de que, até o final de 2023, as exportações atinjam US% 3,5 bilhões. “Conforme nossa previsão, superamos os US$ 3 bilhões nos primeiros 10 meses e chegamos aos US$3.194,2 bilhões exportados, e caso seja mantida essa média, ultrapassaremos os US$3,5 bilhões até dezembro”, disse. Segundo o diretor, o aumento de 0,6% nas importações não são suficientes para impactar o resultado da balança comercial. ”A diferença entre exportações de US$3.194,2, bilhões, menos importações de US$2.581,7 bilhões resultando num saldo positivo de US$ 612,5 milhões no período de janeiro a outubro, em nossa corrente de comércio”, explicou.

Com o resultado, a regional de Piracicaba do Ciesp se tornou a quinta com melhor resultado no ano entre as 39 diretorias de todo o Estado de São Paulo. Nas primeiras posições ficaram a de São José dos Campos, São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo.

Fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2798647/cidade/2023/11/piracicaba-tem-quinto-melhor-saldo-de-exportacoes-do-estado-diz-ciesp