Piracicaba sediará 1º exposição sobre sustentabilidade do Estado de São Paulo
A Expo ESG será realizada no Engenho Central nos dias 27 e 28 de julho e reunirá palestrantes renomados
JP O Seu JornalPiracicaba sediará nos dias 27 e 28 de julho a 1ª Expo ESG. O evento será realizado no Parque do Engenho Central. A programação conta palestras, mesas-redondas, exposições e uma corrida de rua para encerrar a exposição. A entrada será gratuita. O lançamento oficial ocorreu nesta terça-feira (27) no Teatro Erotides de Campos.
O evento tem o objetivo de reunir especialistas para multiplicar informações sobre a importância da implementação de ações sustentáveis na rotina da gestão administrativa de organizações e negócios. O termo ESG corresponde, em inglês, a Environmental, Social and Governance, que significa Ambiental, Social e Governança.
O ESG ganhou visibilidade graças a uma preocupação do mercado financeiro sobre a sustentabilidade. Com isso, medidas de mitigação e compensatórias sobre os impactos ambientais das empresas nas comunidades onde atuam passaram a ser cobradas pelos financiadores. E essa é uma tendência que está crescendo. Segundo relatório da PwC (PricewaterhouseCoopers), até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG.
A Expo é organizada pela Manifesta Eventos e tem da Prefeitura de Piracicaba, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Chelso Sports. A curadoria é da FIA (Fundação Instituto de Administração e a realização do Instituto Americano de Conformidade Corporativa).
“Teremos uma série de palestras, expositores, espaços de debate para que todos da região possam conhecer melhor, ter muita densidade, dos temas mais importantes do mundo. É um grande movimento para que as empresas estejam mais as questões ambientais, sociais e de governança”, disse o professor Pedro Barbero, representante da FIA.
“Esse evento tem o propósito de aumentar o acesso ao o que é o ESG com pessoas de alto gabarito, pessoas renomadas”, disse o titular da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), Alex Salvaia.
A expectativa é que 5.500 visitantes entre empresários, empreendedores, gestores, estudantes e interessados em geral participem do evento. As inscrições devem ser feitas no site www.esgpiracicaba.com.br.
Entre os temas da 1ª Expo ESG Piracicaba estão os desafios da implementação, o que está na pauta quanto o assunto é ESG, lideranças humanizadas, ética empresarial, créditos de carbono, mulheres na liderança, além de casos de sucesso. Estão confirmadas as presenças de Sonia Consiglio, Alexandre di Miceli, Janaina Gama, Edson Barbero, João Maurício Gama Boaventura, Bruno Aranha, Kamila Camilo, Amanda Graciano, Ana Fontes, entre outros. Além disso, empresas e entidades também participam da programação com estandes.
Corrida - A segunda corrida de rua ESG Chelso Sports será realizada no dia 29 de julho, das 6h às 12h. O trajeto será de 4 a 8 km na região do Parque Engenho Central. A adesão surpreendeu Guilherme Chelso, proprietário da Chelso Sports: “esgotamos as inscrições no prazo de uma hora”, comentou.