15/05/13 14h50

Piracicaba ganha programa de inovação tecnológica

Portal Novidade

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba lança nesta quarta-feira (15), o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), para mapear o nível de inovação das empresas, visando torná-las mais modernas e competitivas no mercado. O evento será no Simespi (Rua Samuel Neves, 1.601 – Bairro dos Alemães), às 7h30, em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - regional local e Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Para participar do lançamento, os empresários interessados devem ligar para (19) 3417-8600.

O ALI é gratuito para o empresário, mas é necessário estar no setor industrial e ser enquadrado como Empresa de Pequeno Porte (EPP) – caracterizada pelo faturamento anual compreendido entre R$ 360.000,00 e R$ 3.600.000,00. Micro empresa não é contemplada neste programa. No Estado de São Paulo, mais de 1,2 mil indústrias são acompanhadas pelos agentes locais de inovação. A expectativa é de que, até o final de 2014, cerca de 15 mil empresas do Estado participem. No Escritório Regional do Sebrae-SP em Piracicaba, 22 agentes estão atendendo os municípios de Piracicaba, Limeira, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

“Este programa auxilia as empresas no desenvolvimento da cultura da inovação dentro de suas estruturas, trabalhando o fator mais importante para aumento de competitividade que é a capacidade de sempre oferecer novos produtos para o mercado por meio da inovação”, explica Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do escritório regional do Sebrae-SP em Piracicaba.

Os agentes são bolsistas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico) e capacitados pelo Sebrae-SP que acompanharão cada indústria pelo período de até dois anos. A cada quatro meses, eles farão medições nas empresas para coletar dados referentes ao grau de inovação. Com base nas informações, técnicos do Sebrae-SP formularão planos de ações para levar conhecimento, melhorar a gestão e modernizar os processos e produtos. Além disso, o programa aproxima empresários e provedores de soluções, como institutos de pesquisa, centros tecnológicos e universidades.