Piracicaba domina startups de agronegócio
Diário de FrancaUm "censo" realizado pela Agtech Valley, incubadora de empreendimentos e novas tecnologias sediada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), indica que Piracicaba (SP) concentra 38% das startups do estado de São Paulo voltadas para o agronegócio.
As empresas de tecnologia em etapa inicial ligadas ao setor na cidade correspondem a 18.6% do total de iniciativas dessa natureza no Brasil.
De acordo com o levantamento do Agtech Valley. também apelidado de “Vale do Silício" do agronegócio. o país tem 75 startups que desenvolvem tecnologias voltadas para o campo. Desse total, 37 ficam no estado de SP e 14 delas em Piracicaba.
A cidade tem mais startups relacionadas ao Campo experimental da Esalq em Piracicaba (az parte de polo tecnológico “universo agro" que Minas Gerais, que tem 13, e Paraná, com sete. O restante das empresas tecnológicas estào distribuídas por outros estados do Brasil.
Usina de inovação
A área de uma antiga usina de açúcar no bairro histórico Monte Alegre, em Piracicaba, também deverá se tornar um espaço empresarial voltado ao agronegócio a partir de fevereiro de 2017. Com investimento de RS 75 milhões da iniciativa privada, o projeto da “Usina de Inovação" prevê a criação de local para realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias no setor.
A iniciativa reúne investidores com a estratégia de transformar o empreendimento, com área de 427 mil metros quadrados, em um local multiuso, integrado e de alto impacto para evolução do agronegócio, segundo a assessoria do empresário Wilson Guidotti Júnior, o Balu, que encabeça o projeto.
A Usina de Inovação contará com coworking (uma área de trabalho compartilhada) e receberá eventos, feiras, shows, lançamentos de produtos e um hotel com centro de convenções. O complexo histórico será restaurado.