Piracicaba concorre ao prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Gastronômico
Polos gastronômicos da cidade incluem os restaurantes da Rua do Porto e o bairro Monte Alegre; votações já estão abertas
Jornal de PiracicabaPiracicaba concorre na categoria de melhor destino para o Turismo Gastronômico na quinta edição do prêmio Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo. O prêmio é uma realização conjunta da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do SKAL Internacional São Paulo, e tem apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado.
Na categoria, Piracicaba disputa o título de melhor destino gastronômico com as cidades de Andradina, Lindoia, Mairiporã, Pindamonhangaba, Piracaia, Ribeirão Grande, São Pedro, São Roque e São Sebastião. A votação é online e pode ser feita até o dia 26 de maio pelo site votetop.com.br/voteagora/piracicaba. O voto é computado mediante login pelo Facebook ou pelo Gmail.
Como referência à gastronomia, Piracicaba é conhecida principalmente pelos restaurantes da rua do Porto, que, na maioria, servem peixes assados na brasa, ao lado do rio Piracicaba, um dos principais itens da paisagem local. Além disso, outro polo gastronômico tradicional da cidade é o bairro Monte Alegre, onde antigas estruturas de uma usina de açúcar e álcool do final do século 19 foram aproveitadas para abrigar restaurantes, cafeterias e adegas. Além destas áreas, há diversidade de restaurantes e bares na região central do município, bem como nas avenidas Carlos Botelho e Independência e também nos bairros tiroleses Santana e Santa Olímpia.
O Prêmio Top Destinos Turísticos tem ao todo 17 categorias e cada participante pode votar em quantas desejar, porém, somente é validado um voto por categoria. Ao final do período de votação popular online, os votos serão contabilizados levando em consideração o número de habitantes de cada município. Além da votação popular, o prêmio tem o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado, correspondentes às categorias em disputa, que avaliam a qualidade de atrativos turísticos das cidades e podem atribuir pontuação com notas de 10 a 100. A pontuação técnica, conforme o regulamento, está prevista para acontecer entre 26 de maio a 5 de junho. O resultado final será divulgado no dia 17 de junho.