PIB trimestral: capital e regiões de Guarulhos e Osasco tiveram crescimento; ABCD apresenta queda
SEADEA Fundação Seade acaba de divulgar os valores do PIB paulista no primeiro trimestre de 2023 divididos por regiões administrativas. A novidade, nesta pesquisa, é o desmembramento e levantamento de dados específicos das regiões do ABCD, Guarulhos, Osasco e do próprio município de São Paulo, que antes eram contabilizadas dentro da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) de forma geral.
No primeiro trimestre de 2023, comparado ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal, a região de Osasco registrou um crescimento de 1,0%, taxa superior à média da Região Metropolitana de São Paulo (0,8%). Por sua vez, tanto o município de São Paulo quanto a região de Guarulhos tiveram um crescimento de 0,7%. Em contrapartida, a região do ABCD apresentou uma queda de 0,4% no mesmo período de comparação.
A RMSP como um todo conta com 50,2% de participação no PIB paulista, enquanto o município de São Paulo participa em 29,5%, seguida pela região de Osasco (9,8%), de Guarulhos (5,5%) e região do ABCD (5,4%).