23/11/23 15h28

PIB Paulista apresenta crescimento de 2,4% no primeiro semestre

O segundo trimestre do ano contou com um avanço de 0,7% com relação ao período anterior

Jornal da USP

O PIB do Estado de São Paulo apresentou um crescimento acumulado de 2,4% no primeiro semestre com relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pelo Produto Interno Bruto (PIB) Mensal da Fundação Seade. Os setores que mais cresceram nesse período foram os de serviços e agropecuária, com um aumento de 3,5% e 1,8%, respectivamente.

Com relação ao último trimestre de 2023, a economia paulista apresentou um crescimento de 0,7% — já descontados os efeitos sazonais — e 14 das 20 regiões do Estado avançaram positivamente. Assim, foi possível observar uma superação dos R$ 828 bilhões em valores correntes.

Regiões

O PIB pode ser definido como a soma de todos os bens e serviços produzidos em um local em determinado período de tempo. Assim, o seu crescimento é um bom sinal para avaliar a funcionalidade dos programas econômicos paulistas. No segundo trimestre deste ano, apenas seis regiões entre 20 regiões paulistas apresentaram retrações econômicas, com destaque para a região administrativa de Marília, que caiu 1,5%; Sorocaba ,com uma queda de menos de 1,3% e Registro, que apresentou um recuo de 1%. Enquanto isso, a região administrativa de Franca teve um crescimento de 3,7%; a região administrativa de Barretos avançou em 3% e, por fim, o município de São Paulo, que avançou em 2,3%.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/pib-paulista-apresenta-crescimento-de-24-no-primeiro-semestre/