17/02/11 15h22

PIB do ano passado cresceu 7,8%, aponta índice do Banco Central

Valor Econômico

O índice do Banco Central (BC) que mede a expansão da atividade econômica encerrou o ano passado com alta de 7,81%. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) fechou 2010 no nível de 140,60 pontos, na série com dados dessazonalizados. No ano anterior, o indicador sinalizava 135,11 pontos no mesmo período. Os primeiros sinais do ano, no entanto, apontam para um crescimento menor do que o esperado em 2011. O IBC-Br passou a ser divulgado pelo BC apenas no ano passado, mas já é visto pelo mercado como uma boa antecipação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Assim, o dado do PIB que será divulgado pelo IBGE no início de março, não deve ficar muito fora desse nível. O BC trabalha com uma previsão mais pessimista, de alta do PIB de 7,3%. O Boletim Focus, alimentado com as projeções de centenas de bancos e instituições, prevê uma alta maior, de 7,61%. Para este ano, o mercado espera avanço de 4,5%.

Na comparação trimestral, o IBC-Br aponta uma expansão de 1,03% nos últimos três meses do ano sobre os dados do terceiro trimestre. Em relação ao quarto trimestre de 2009, o indicador mostra avanço de 5%. O Itaú Unibanco, que também tem uma medida própria de antecipação do PIB, acredita que a evolução da economia no quarto trimestre foi de 1%, na comparação com o terceiro. Na avaliação do economista Aurélio Bicalho, a alta no período alcançou a maioria dos grandes grupos que compõem a medição, com destaque, mais uma vez, para as contribuições do setor de serviços, em especial dos segmentos de transporte e varejo. Já o dado mensal do IBC-Br indica que a economia andou de lado em dezembro. O indicador do BC apontou relativa estabilidade da atividade econômica, com elevação de 0,07% sobre o nível de novembro.