30/06/23 14h40

PIB da Região Metropolitana de Sorocaba cresce 0,7% no primeiro trimestre

Segundo a Fundação Seade, o resultado local é maior do que o apurado nas demais regiões do interior paulista

Cruzeiro do Sul

O Produto Interno Bruto (PIB) da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) cresceu 0,7% no primeiro trimestre de 2023 (janeiro, fevereiro e março), na comparação com os três meses anteriores (outubro, novembro e dezembro), e somou R$ 39,5 bilhões no período, segundo dados da Fundação Seade que considerou como Região Administrativa (RA) de Sorocaba os 27 municípios que compõem a RMS.

Assim, o crescimento do PIB da RMS é o maior de todas as regiões do interior paulista no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, tiveram resultados maiores somente a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) com 0,8%, e as Regiões Administrativas (RA) de Osasco (1%) e Guarulhos (0,7%), além da capital paulista (São Paulo), também com 0,7%.

O crescimento do PIB da RMS, nos três primeiros meses de 2023, também foi maior do que o aumento do PIB do Estado de São Paulo que, no mesmo período, avançou somente 0,3%. Ainda conforme os dados, houve avanço de 1,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o PIB da RMS somou R$ 36,5 bilhões, no primeiro trimestre de 2022.

Já nos últimos quatro trimestres imediatamente anteriores, o aumento no PIB da RMS foi de 3,7%, enquanto o PIB estadual avançou 2,9%. Como um todo, a participação da RMS no PIB paulista foi de 5,1%.

Em relação ao PIB estadual, houve crescimento de 1,1% na agropecuária e de 0,8% nos serviços, enquanto a indústria teve queda de 2,8%. O PIB é um indicador que reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos em dado período e determinada região.

No primeiro trimestre de 2023, em relação aos valores correntes, o PIB da RMS (R$ 39,5 bilhões) foi maior do que os das RAs de Ribeirão Preto (R$ 19,9 bilhões), de Santos (R$ 23,3 bilhões) e ficou próximo do PIB da RA de São José dos Campos (R$ 42,9 bilhões) e do PIB da região do ABCD, R$ 42,3 bilhões). Os valores expressam as variações tanto das quantidades produzidas quanto dos preços.

Os dados sobre o PIB paulista foram divulgados no último dia 27 de junho pela pesquisa PIB Trimestral, da Fundação Seade, que analisou os valores do PIB paulista, no primeiro trimestre de 2023, em todas as regiões administrativas (RAs) do Estado de São Paulo.

Para o professor e economista, Geraldo Almeida, a explicação para o resultado positivo do PIB da RMS, no primeiro trimestre de 2023, é a diversificação da economia da região. Ele explica que o PIB de Sorocaba é 68% serviços, 31% industrial e 0,12% agroindustrial. Mas, nas cidades da RMS, o agronegócio é forte e acaba compensando o resultado mais baixo nos demais setores econômicos, o que traz equilíbrio e resultado positivo para o PIB da RMS. “O PIB da RMS é praticamente 50% industrial e 50% agrícola, e temos visto, por exemplo, a soja crescer bastante em Itapetininga, tem soja também em Pilar do Sul. Então, a diversificação da economia também na região consegue manter o equilíbrio quando um setor vai mal o outro acaba compensando”, disse Geraldo.

O economista disse ainda que os bons números da economia da cidade e da Região Metropolitana acabam refletindo na atração de novas empresas, indústrias, investimentos e também moradores, como apontou o Censo 2022 com o crescimento populacional de Sorocaba entre os maiores do Brasil, em valores absolutos.

R$ 163 bilhões em 2022

De acordo com os dados da Fundação Seade sobre o PIB estadual, em 2022, o PIB da RMS, em valores correntes, somou no total R$ 163 bilhões. No primeiro trimestre do ano passado foram R$ 36,5 bilhões, no segundo trimestre R$ 40,5 bilhões, no terceiro trimestre R$ 43,3 bilhões e no último trimestre do ano passado R$ 42,6 bilhões.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/pib-da-regiao-metropolitana-de-sorocaba-cresce-07-no-primeiro-trimestre.html