12/12/07 11h36

PIB aponta para crescimento de 5% no ano

Folha de S. Paulo - 12/12/2007

O PIB do terceiro trimestre, a ser divulgado hoje pelo IBGE, manteve a aceleração do segundo trimestre e deve ter crescido entre 4,4% e 4,8% em relação a 2006, segundo projeções do mercado. Já em relação ao segundo trimestre, o PIB deve ter se expandido entre 1,1% a 1,4%. Esses números reforçam a tese do governo de que o país deve crescer mesmo este ano algo próximo a 5%. A expectativa é que o quarto trimestre deva vir ainda mais forte do que o terceiro, principalmente diante do resultado recorde da indústria de outubro. De acordo com a LCA Consultores, o PIB do terceiro trimestre deve mostrar uma desaceleração do consumo das famílias. Depois de ter crescido 1,3% no segundo trimestre, esse item deve ter alta de apenas 1% no terceiro trimestre. Se esse número for confirmado, será o menor crescimento trimestral do consumo das famílias desde o primeiro trimestre de 2006. O ritmo de crescimento médio trimestral entre o segundo trimestre de 2006 e o segundo deste ano foi de 1,4%. Segundo a LCA, o principal elemento que explica essa desaceleração é a alta dos preços dos alimentos. Desde junho deste ano, vem sendo observada uma perda do poder de compra do salário mínimo medido em cestas básicas, a primeira vez que isso ocorre nos últimos quatro anos. O investimento, medido pela formação bruta de capital fixo, também deve ter apresentado uma desaceleração. Depois de ter se expandido 4,3% entre o primeiro e o segundo trimestre, o investimento deve ter crescido 3,2% no terceiro trimestre. De qualquer forma, a FBCF manteve o ritmo de 3,3% observado desde o terceiro trimestre do ano passado. Já pelo lado da oferta, o maior destaque, segundo a LCA, deve ser o PIB agropecuário, com um crescimento de 6,6% sobre o segundo trimestre, depois de ter se expandido apenas 0,5% no período imediatamente anterior.