16/01/08 10h37

Phenom domina ares de Gavião Peixoto

Valor Econômico - 16/01/2008

Em março, a unidade de montagem da Embraer em Gavião Peixoto (SP) dá início à montagem em série do "very light jet" Phenom 100, o primeiro representante da empresa na categoria de jatos executivos criada a partir de uma plataforma inédita. Com uma fila de pedidos que já supera 700 unidades - entre os modelos Phenom 100 (para seis ocupantes) e o "light jet" Phenom 300 (de nove lugares) -, a Embraer começa a produzir apenas um jato por mês, cadência que deve alcançar uma aeronave por dia até o fim de 2009. Há três semanas, a Embraer inaugurou o hangar que abrigará a produção da família de jatos. Os pedidos em carteira garantem a atividade da linha de produção até meados de 2013. Alcançar de forma harmoniosa esta cadência é o principal desafio do diretor industrial André Luiz Soriani, executivo que participou do projeto Phenom desde sua concepção até o planejamento da linha de montagem. "Criamos uma fábrica moderna, cuja concepção foi baseada em diversos critérios das linhas de montagem da indústria automotiva", diz. Esse modelo de produção, segundo Soriani, é um dos fatores que garantirá o ritmo de entregas e a competitividade do Phenom 100, que vai brigar com modelos de tradicionais e poderosas fabricantes do segmento, como a Cessna, a Bombardier e a Gulfstream. A família Phenom foi responsável por elevar para US$ 4,5 bilhões o valor da carteira dos jatos executivos da Embraer, que também conta com os modelos Legagy 600 e Lineage 1000, criados a partir de plataformas de jatos comerciais. Num mercado ultra-competitivo, avaliado pelos fabricantes em cerca de US$ 200 bilhões nos próximos 10 anos, a Embraer evita falar em investimentos. Mas o mercado estima que o projeto Phenom deva consumir US$ 300 milhões até 2010. Da linha de montagem de Gavião Peixoto já saíram dois Phenom 100, que estão sendo usados para a campanha de certificação da aeronave (que o torna apto para operar), de 1200 horas, além de 600 para testes de maturação. Outros dois jatos do mesmo modelo, montados em São José dos Campos, participam do processo. Os funcionários do hangar também estão finalizando o primeiro Phenom 300, que deve fazer o primeiro vôo em meados deste ano e ter sua produção iniciada em 2009.