10/07/24 13h26

Petrofer investe em nova fábrica em SP

Usinagem Brasil

A Petrofer, multinacional alemã fabricante de produtos químicos, como fluidos de usinagem e desmoldantes, irá instalar nova fábrica em Cotia (SP). A nova unidade, que deve entrar em operação em janeiro de 2025, receberá investimento de R$ 20 milhões para triplicar a capacidade produtiva.

“A Petrofer comprou terreno de 16 mil m² em Cotia para instalar uma fábrica inteiramente nova, moderna, com novas tecnologias, laboratório de controle e medição totalmente equipado e com capacidade para triplicar a produção atual”, informa Washington da Silva Matos, gerente Técnico e Fabril da Petrofer do Brasil.

De acordo com Matos, a nova planta atenderá às necessidades da operação brasileira, que tem crescido bastante nos últimos anos e a planta atual chegou praticamente ao limite expansão da capacidade produtiva. “Estamos utilizando 100% da capacidade”, diz, acrescentando que o investimento visa também atender ao crescimento previsto para os próximos anos. “Enxergamos um potencial enorme no mercado brasileiro, inclusive com a possibilidade de trazer novos produtos com tecnologia mais avançada para o Brasil”.

Matos explica que a Petrofer produz no Brasil fluidos de usinagem, desmoldantes para injeção de alumínio, lubrificantes antichama, desengraxantes e produtos químicos para a indústria do papel e celulose. “Com a nova fábrica, vamos continuar produzindo as mesmas linhas, mas ela abre a possibilidade de expandirmos a gama de produtos. No caso de químicos para o setor de papel e celulose, por exemplo, produzimos aqui apenas 10% do nosso portfólio”, informa.

Na nova fábrica também está previsto o início da produção local de matérias primas. “Esse, com certeza, será mais um diferencial e uma vantagem estratégica da Petrofer no Brasil”, destaca.

Na linha de produtos para usinagem, que é o carro-chefe da empresa no Brasil, assim como a linha de desmoldantes, não deve haver grandes mudanças. Segundo Matos, a linha ofertada no Brasil já é bem avançada, contando com as mais recentes novidades desenvolvidas na Alemanha. “No caso de usinagem nossa linha de produtos aqui no Brasil já é premium. Nossos fluidos base água não contêm boro, nem doadores de formol. São produtos de menor toxicidade que oferecem menos risco de exposição dos funcionários, além de reduzir o consumo das ferramentas”.

O gerente observa que a empresa tem registrado crescimento constante no Brasil, principalmente no segmento automotivo e de autopeças, em parte impulsionado por acordos internacionais de fornecimento, mas também em todos os segmentos em que participa, como papel e celulose, madeira, injeção de alumínio etc. “Neste primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, já crescemos 30%”, diz.

A expectativa para o próximo ano, quando a nova fábrica deve entrar em operação, é de um crescimento na casa dos 20%. “Isto numa estimativa bem conservadora”, conclui o gerente.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/58620-petrofer-investe-em-nova-fabrica-em-sp/