08/10/09 15h11

Petrobras planeja nova fábrica de fertilizantes

O Estado de S. Paulo

A Petrobras prevê anunciar até dezembro planos para a construção de uma terceira fábrica de fertilizantes nitrogenados no País, aproveitando-se do excedente de oferta de gás natural. Segundo o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, a unidade vai produzir 1 milhão de toneladas por ano, praticamente duplicando a capacidade de produção de fertilizantes da companhia.

A ampliação da capacidade de suprimento de fertilizantes ganhou a atenção do governo nos últimos anos, diante do aumento do preço das matérias-primas no mercado internacional. O Brasil é altamente dependente de importações. A Petrobras tinha dificuldade em ampliar sua produção por causa da escassez, nos últimos anos, de gás natural, matéria prima para a produção de fertilizantes nitrogenados.

"Hoje temos gás que podemos exportar, mas vamos usar esse excedente para melhorar a produção de fertilizantes, para garantir as necessidades do Brasil", disse, em Buenos Aires, a diretora de gás e energia da estatal, Graça Foster. A mudança de cenário foi provocada por uma combinação entre aumento da produção nacional e redução do consumo.

Segundo Costa, a escolha do local para o empreendimento obedecerá dois fatores: proximidade da rede de gasodutos e logística adequada para atingir o mercado consumidor, que cresce mais na região Centro-Oeste. Ele não quis, porém, adiantar quais são as alternativas em estudo. A empresa tem hoje duas fábricas de fertilizantes, localizadas na Bahia e em Sergipe.