27/04/11 11h11

Pestana muda estratégia na região

Valor Econômico

A Pestana Hotels & Resorts passa por uma mudança de perfil na América do Sul, onde tem 12 hotéis e faturou € 73,5 milhões no ano passado, com crescimento de 16,6% sobre 2009. A exemplo do que já fazem outras redes internacionais na região, o grupo português vai apenas administrar novos empreendimentos e procurar parceiros para os investimentos. O projeto piloto da nova estratégia da rede portuguesa Pestana no mercado sul-americano teve início em dezembro de 2009, quando foi inaugurado o primeiro hotel que não contou com investimento próprio, em Bariloche, na Argentina. Os demais 11 empreendimentos na região são de sua propriedade, sendo nove no Brasil, outro na Argentina e mais um na Venezuela.

Até 2012, a rede Pestana vai alavancar com investidores R$ 120 milhões (US$ 75 milhões) para inaugurar quatro novos hotéis, revela o diretor-presidente da Pestana Hotels & Resorts para a América do Sul, Roberto Rotter. De acordo com ele, ainda não foram definidas as localizações, mas há chances de os empreendimentos serem todos no Brasil. "Com 11 anos de Brasil, hoje temos uma marca consolidada no país para dar sustentabilidade ao investimento de terceiros", diz Rotter, citando um dos principais motivos para a mudança de perfil na América do Sul, especialmente no mercado brasileiro, onde está a maioria dos empreendimentos da rede no continente.

Os quatro hotéis que serão inaugurados até o fim de 2012 terão entre 150 e 200 quartos, cada. O investimento médio unitário será de R$ 30 milhões (US$ 18,8 milhões), calcula Rotter. A rede portuguesa também vai investir R$ 18 milhões (US$ 11,3 milhões) para reformar um dos seus mais conhecidos hotéis no Brasil, o Pestana Rio Atlantica, em frente à orla da praia de Copacabana, zona sul do Rio. Rotter conta que a reforma será interna, com preservação da fachada do imóvel. Segundo ele, as obras terão início em abril e durarão um ano. O número de quartos vai passar dos atuais 216 para 243.

A rede Pestana tem atualmente 96 hotéis, principalmente na Europa, América do Sul e África. Ano passado, seu faturamento foi de € 330,8 milhões, um aumento de 13,8% em relação a 2009. Apenas em Portugal, que responde por 50% dos resultados globais, são 30 hotéis e 48 pousadas, mas o desempenho em sua terra natal registrou uma queda entre 30% e 40% entre 2010 e 2009 por causa da crise econômica daquele país. O executivo acredita em recuperação do mercado português em 2011, principalmente por causa dos esforços para atrair brasileiros e europeus.