21/11/23 14h48

Pesquisadores da Unesp de Rio Preto e de Ilha Solteira estão entre os mais influentes do mundo

Segundo a Universidade de Stanford; grupo está entre os mais citados em trabalhos científicos em 2022

Diário da Região

Sete pesquisadores da Unesp, sendo três de Rio Preto e quatro de Ilha Solteira, estão na lista dos 2% de pesquisadores mais influentes do mundo, produzida pela Universidade de Stanford, na Califórnia.

O ranking divulgado este ano traz o nome dos professores Lilian Casatti, do Departamento de Ciências Biológicas; Rodrigo Capobianco Guido, do Departamento de Ciências de Computação e Estatística; e Vânia Regina Nicoletti, do Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos do Ibilce de Rio Preto. Eles estão entre os pesquisadores mais citados em trabalhos científicos no ano de 2022. Os professores Rodrigo e Vânia ainda aparecem na lista dos pesquisadores mais citados ao longo da carreira.

“Os meus trabalhos mais citados são relacionados à microencapsulação de compostos bioativos (vitaminas, antioxidantes, corantes naturais, óleos essenciais). Essa tecnologia permite produzir partículas de dimensões micrométricas, denominadas microcápsulas, que podem liberar seu conteúdo sob velocidade e condições específicas. A microencapsulação vem sendo estudada e empregada em diversas áreas industriais, destacando-se a de alimentos, farmacêutica e de insumos agrícolas. De modo geral, ela permite retardar a degradação do material encapsulado, bem como mascarar o sabor e odor desagradáveis de alguns compostos”, explica a professora Vânia.

O foco da pesquisa dela é o estudo das combinações de materiais mais adequados para produzir essas microcápsulas.

Não é a primeira vez que o professor Rodrigo Capobianco aparece entre os pesquisadores mais citados em artigos. Em 2019, ele também se destacou na lista da Universidade de Stanford com o estudo de processamento de voz explorado por exemplo no pré-diagnóstico de enfermidades, autenticação biométrica e perfil de indivíduos.

“Por meio de técnicas tradicionais e também de inteligência artificial, analisamos sinais de voz previamente disponibilizados para estabelecermos algoritmos para aprendizado de máquina. Esse sistema pode ser útil em diversos mercados e tem sido aprimorado no Ibilce para que a sociedade se beneficie dele”, afirma.

O professor destaca a vocação do Ibilce para a pesquisa, mas pondera que elas saem do papel graças aos financiamentos ofertados pela Fapesp, CNPQ e Capes, por exemplo.

“A metodologia usada (no ranking da Universidade de Stanford) é bastante cuidadosa no sentido de evitar distorções, como autocitações e diferenças de impacto nas diversas áreas de conhecimento. A citação nesse ranking indica que o nosso trabalho tem contribuído para formar uma base de conhecimentos na área de pesquisa e para demonstrar que os trabalhos de pesquisa que desenvolvemos na Unesp são relevantes e estão inseridos em um contexto amplo que permeia toda a comunidade científica internacional”, completa Vânia.

No campus de Ilha Solteira, os professores John Fredy Franco e Rubén Augusto Romero Lázaro, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Marcia Regina de Moura Aouada e Renato Grillo, do Departamento de Física e Química, estão na lista dos pesquisadores mais citados em 2022. Rubén ainda aparece no ranking dos cientistas mais citados ao longo da carreira.

Na lista dos 100 mil pesquisadores mais citados do mundo no ano passado em 22 áreas científicas e 174 subáreas, 67 são da Unesp. A universidade paulista ainda conta com 41 nomes no ranking dos pesquisadores mais citados em artigos científicos ao longo da carreira.

Pesquisadores da região na lista

Unesp de Rio Preto

Rodrigo Capobianco Guido – Departamento de Ciências de Computação e Estatística

Lilian Casatti – Departamento de Ciências Biológicas