04/03/21 12h12

Pesquisa vai avaliar a presença de especialistas na gestão pública do turismo

Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Quantos profissionais, com algum tipo de formação em turismo, trabalham nas prefeituras paulistas? Turismólogos, Guias de Turismo e Tecnólogos integram as principais iniciativas das gestões públicas municipais da área? Para esclarecer estas e outras dúvidas, a Secretaria Estadual de Turismo, por meio da Coordenadoria de Turismo – Cotur e Centro de Inteligência da Economia do Turismo – CIET, acaba de lançar uma pesquisa sobre a realidade trabalhista e acadêmica das equipes municipais. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo — ABBTUR. 

“As pesquisas são elementos fundamentais para o avanço da nossa atuação e, com este trabalho, pretendemos identificar informações relevantes que subsidiarão tanto o estado quanto os municípios no planejamento, desenvolvimento e prática da atividade turística”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. 

“Turismólogo” é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. Já o Guia de Turismo, única profissão regulamentada do setor, é o profissional cuja função é assessorar turistas ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos, além de dar apoio na logística da viagem. Por sua vez, os Tecnólogos são formadas em curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, de Hotelaria, Eventos e Gastronomia. 

A pesquisa está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0NtUdS9MOqY8IvkkUC-b8G0V9fDCQg1-67WfVDtHS5yrD3A/viewform 

fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2125&cod_menu=2125