06/06/24 15h31

Pesquisa revela que Brasil reciclou mais de 40 Titanics em latas de alumínio nos últimos 5 anos

Dado da empresa Recicla Latas mostram que o país reaproveita, ao menos, 96,9% das latinhas de alumínio fabricadas há mais de uma década

Todo Dia

O Brasil alcançou um marco relevante no quesito reciclagem, que comprova a eficiência do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Nos últimos cinco anos, o país reciclou uma quantidade de latinhas de alumínio equivalente a 41 Titanics, com um total de mais de 2.173.600 toneladas de alumínio reciclado. O feito destaca o compromisso do Brasil com a preservação ambiental e a economia circular.

Ao longo da última década, o índice de reciclagem de latas de alumínio do Brasil manteve-se consistentemente elevado, acima de 96,9%. Este índice coloca o país entre os líderes mundiais em reciclagem de alumínio, reafirmando o papel crucial da conscientização ambiental e do envolvimento da sociedade com o consumo sustentável de alumínio.

O Secretário Executivo da Recicla Latas, Renato Paquet, contou em entrevista exclusiva à apresentadora Sabrina Furlan, no Jornal TODODIA – 3ª edição, como funciona o trabalho da empresa no país. “A Recicla Latas é uma entidade gestora, responsável por realizar a reciclagem das embalagens de bebidas no Brasil. O trabalho surgiu com a assinatura de um termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente com cinco compromissos, sendo um desses fazer a manutenção do índice de reciclagem de latinhas no Brasil para acima de 95%, envolvendo educação ambiental, aumento da reciclagem de latinhas e trabalho em equipe com as industrias”, enfatizou Renato.

A reciclagem de latinhas de alumínio não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também é uma atividade de cunho social muito importante e economicamente vantajosa, gerando empregos e promovendo a inclusão social de milhares de catadores. Por isso, a preocupação da entidade em continuar investindo em tecnologias e programas que incentivem a reciclagem.

“No Brasil são mais de 800 mil catadores trabalhando em cooperativas e nós temos números maiores, ou até igual a esse, de catadores que trabalham de forma autônoma e que vivem da reciclagem. Hoje nós atuamos em todo Brasil, todos os estados brasileiros são cobertos por nossos serviços. É um trabalho em equipe com os municípios, nós auxiliamos de todas as formas possíveis para que possa ser feito um excelente trabalho. Gerando assim, renda para toda a população” disse Renato ao TODODIA.

Sobre a Recicla Latas

Instituída em julho de 2021, a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas possui os seguintes compromissos-chaves: Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio para bebidas em patamar de 95%; Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia de latas de alumínio; investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores; Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a destinação adequada das embalagens pós-consumo.

 

Fonte: https://tododia.com.br/cidades/pesquisa-revela-que-brasil-reciclou-mais-de-40-titanics-em-latas-de-aluminio-nos-ultimos-5-anos/