07/02/08 11h02

Pesquisa mostra misto de otimismo e cautela para 2008

Folha de S. Paulo - 07/02/2008

A piora do cenário internacional com a ameaça de recessão nos Estados Unidos neste início de ano faz o empresário brasileiro se tornar mais cauteloso com relação às perspectivas para a economia em 2008. Ao mesmo tempo que o empresário brasileiro se mostra bastante confiante no que diz respeito ao seu próprio negócio, ele está bastante cético com relação aos indicadores macroeconômicos do país. O aumento da inflação é a principal preocupação do empresariado. Essa aparente contradição entre a micro e a macroeconomia ficou bastante clara na Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial que levantou dados como previsões para o primeiro trimestre e para o primeiro semestre deste ano. A pesquisa foi feita com 1.007 empresas no período de 7 a 14 de janeiro deste ano. No âmbito da microeconomia, 72% dos empresários entrevistados esperam crescimento do faturamento no primeiro semestre deste ano. No ano passado, o otimismo foi menor: 64% esperavam aumento das vendas; e, em 2006, 55% apostavam na alta do faturamento. Para o primeiro trimestre deste ano, 61% dos empresários acreditam em aumento do faturamento. No ano passado, 53% acreditavam no aumento das vendas nos primeiros três meses. Já em 2006, 47% apostavam na alta do faturamento. Os empresários também estão otimistas com relação às perspectivas de lucro. Pela pesquisa, 47% acreditam em elevação dos lucros no primeiro trimestre, o maior índice desde que a pesquisa começou a ser elaborada, em 2006. O mesmo resultado favorável se aplica às intenções de investimento dos empresários. Já em relação às questões macroeconômicas, a pesquisa mostra o empresário mais pessimista, reflexo da ameaça do fantasma da recessão. Os entrevistados temem o aumento da inflação, do desemprego e da inadimplência.