17/07/24 14h56

Pesquisa mostra a importância dos Comturs no Conturesp

Reunião mostrou que 13 das 20 melhores cidades brasileiras são paulistas

SETUR

A sexta reunião ordinária do ano do CONTURESP - Conselho Estadual de Turismo de São Paulo, também híbrida, aconteceu na manhã desta terça-feira (16/07), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), e importantes conteúdos foram analisados por seus integrantes. Na oportunidade, a Secretária Executiva da Setur- SP, Luciane Leite, representou o titular da Pasta, Roberto de Lucena.

Entre os temas aguardados, foi exibido o resultado do encontro de 19 de junho de 2024, dos Conselhos Municipais de Turismo – Comturs, do Estado de São Paulo realizado na Capital, em pesquisa realizada pelo Ciet – Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Setur-SP. Luciana Derze, consultora da Invest/SP da Pasta do Turismo, apresentou alguns aspectos específicos de avaliação, como fruto da pesquisa: 89% dos entrevistados consideraram positiva a infraestrutura do local; 85% consideraram positiva a localização; 79% consideraram positiva a qualidade dos palestrantes e 77% consideraram positivos os temas abordados. E os temas sugeridos para os próximos encontros foram os seguintes: legislação, regimento interno e padronização, cases de sucesso e ranqueamento.

Em seguida, Albert Simoncini, da Coordenadoria de Turismo, fez uma explanação do trabalho que vem sendo desenvolvido em favor do setor, como o lançamento de guias, a exemplo do Guia Turístico Católico do Estado de SP, um sucesso, e a participação da Setur-SP no Salão Nacional do Turismo que acontece no Riocentro de 8 a 11 de agosto. Já em sua 8ª edição, o evento deve receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias, com a participação de inúmeros atrativos paulistas. Na oportunidade, o conselheiro Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, distribuiu aos participantes do Conturesp, um importante Painel de Monitoramento de Eventos de São Paulo deste 2º semestre de 2024.

Por sua vez, o Secretário Executivo do Conselho, Armando Arruda, entre outros temas, destacou a importância do centro da cidade de São Paulo, respondendo a indagação de conselheiros, lembrando que no dia em que a capital do estado completou 470 anos,  em 25 de janeiro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas assinou o decreto que criou o primeiro Distrito Turístico Urbano do Brasil, “incentivando o desenvolvimento econômico sustentável do centro a partir da atividade turística”, ressaltou Arruda. Os conselheiros Márcio Santiago e Fábio Barbosa falaram da importância do Turismo Ferroviário mediante um destacado Plano de Desenvolvimento e “assim são os visitantes que ganham, assim como a economia regional”, concluíram.

O Conselheiro Bruno Omori fez um relato sobre a atual situação que envolve os Jogos no Brasil, dizendo que “foram aprovados na Comissão de Justiça do Senado Federal e que até o final do ano haverá uma Agência Nacional de Jogos, submetida ao Ministério da Fazenda”. Suzy Camargo, integrante do Conturesp, sugeriu que o maior Programa de Crédito do Brasil para o setor de Turismo, o CrediturSP, seja direcionado também para o setor de eventos. Outra conselheira, Regina Rocha, diretora da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp), disse sobre a importância do incremento do Turismo Rodoviário do Interior. E diante deste tema, a Secretária Executiva Luciane ressaltou que seria interessante unir a Cotur, agências, operadoras e o Luis Sobrinho, consultor da Invest/SP da Setur-SP e responsável pelos modais de transporte do Estado paulista, para criar uma estratégia envolvendo o Turismo Rodoviário.

Jarbas Favoretto, experiente conselheiro, trouxe uma boa notícia a este encontro: em um ranking das melhores 20 cidades brasileiras, 13 são do Estado de São Paulo. Pela primeira vez, um estudo aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. A campeã do ranking é a cidade de Gavião Peixoto (SP), no interior de SP. O município fundado em 1995, tem menos de cinco mil habitantes e faz parte da mesorregião de Araraquara. As demais cidades: 2) Brasília (DF), 3) São Carlos (SP), 4) Goiânia (GO), 5) Nuporanga (SP), 6) Indaiatuba (SP), 7) Gabriel Monteiro (SP), 8) Águas de São Pedro (SP), 9) Jaguariúna (SP), 10) Araraquara (SP), 11) Presidente Lucena (RS), 12) Luzerna (SC), 13) Pompeia (SP), 14) São Caetano do Sul, 15) Maringá (PR), 16) Piracicaba (SP), 17) Nova Lima (MG), 18) Campinas (SP), 19) Caxambu (MG) e 20) Vinhedo (SP).

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=4421&cod_menu=4421