17/08/16 15h20

Peru: destaque nas ações do projeto Brazilian Rice

Apex-Brasil

Mercado alvo do projeto Brazilian Rice, o Peru está no foco das exportações brasileiras de arroz beneficiado. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações deste produto nacional. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brazilian Rice estará no país vizinho participando da feira Expoalimentaria, considerada uma referência mundial para o fornecimento de itens para o setor de alimentos.

Serão 10 empresas nacionais presentes na feira com o apoio do projeto, mostrando toda a qualidade e os diferenciais do produto brasileiro. O país vizinho é considerado um dos mais exigentes mercados mundiais para a compra de arroz de alta qualidade.

Atualmente, o Peru tem um panorama de destaque nas exportações brasileiras deste cereal, contando com o trabalho de promoção comercial e de imagem realizados pelo Brazilian Rice. Em 2012, quando teve início a execução do projeto, foram comercializados pelo Brasil 28,9 mil toneladas de arroz beneficiado junto ao Peru; em 2015, foram 65,6 mil toneladas (alta de 126%) e, entre janeiro e junho de 2016, o volume já alcança 37,2 mil toneladas. Em valores, as exportações de arroz beneficiado brasileiro com destino ao Peru saltaram de US$ 17,4 milhões em 2012 para US$ 31,9 milhões em 2015.