08/02/23 11h30

Perto de alcançar R$ 1 bilhão na carteira de clientes, DM expande unidade em São José

Empresa movimentou R$ 5 bilhões em 2022 com crescimento de 25% comparado a 2021; sede da companhia vai praticamente dobrar em São José

O Vale

Administradora de cartões de crédito private label ("cartão de loja") e agora plataforma tecnológica de serviços financeiros, a DM está perto de alcançar a cifra de R$ 1 bilhão na carteira de clientes em meio à expansão da sua sede em São José dos Campos, cidade onde foi criada em 2002.

Os números positivos animam a companhia a planejar o futuro de forma ousada e segura, mesmo em meio aos riscos inerentes dos negócios financeiros.

No ano passado, a empresa movimentou R$ 5 bilhões, crescimento de 25% em relação a 2021. A estimativa é de aumento de faturamento em torno de 40%, o que pode chegar a R$ 700 milhões.

A empresa joseeense é líder no segmento de cartões de crédito private label, com 1,1 milhão de clientes, dos quais 150 mil usando o cartão DM Mastercard, que pode ser utilizado como cartão de crédito e até em compras internacionais.

Agora, a companhia vem se destacando no mercado financeiro, especialmente na oferta de crédito para clientes rejeitados pelos bancos ou cujos perfis não interessam às instituições financeiras. Não à toa, o slogan da DM é "Toda história merece crédito".

“Não acredito que essas pessoas estejam inadimplentes por escolha pessoal. Em geral, houve uma motivação que o levou à perda da renda, como, por exemplo, uma emergência de saúde ou a perda de emprego", disse Denis Correia, CEO da DM.

INFORMAIS

De acordo com Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, 63% dos clientes da empresa têm um trabalho informal, o popular "bico". Normalmente rejeitados pelos bancos, tais clientes encontraram na DM uma forma de obter crédito.

"Queremos que as pessoas melhorem de vida, por isso a satisfação do cliente é um indicador fundamental", disse Sandra, explicando que o "segredo" da empresa é fazer a gestão do limite do cartão, começando com um valor baixo e aumentando de acordo com a utilização do cliente. "Eles reconhecem essa maneira de trabalhar, controlando os limites".

Segundo Tharik Moura, diretor estratégico da DM, o investimento nessa parcela da clientela fez bem à empresa. Desde fevereiro de 2020, em plena pandemia do coronavírus, a DM viu seus contratos com clientes saltarem de R$ 406 milhões para R$ 950 milhões, prestes a ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão. "Enquanto os bancos faturam em torno de 1% a 1,5% sobre a carteira, a DM chega a 6%", afirmou Moura.

TECNOLOGIA

Com 150 desenvolvedores e um Laboratório de Ciência de Dados, a DM vai praticamente dobrar sua sede num confortável prédio comercial na região oeste de São José dos Campos, no qual ocupa um andar inteiro. A meta é ocupar outro andar no segundo semestre deste ano, para abrigar a maior parte dos seus 900 funcionários -- cerca de 600 em São José.

Para crescer no mercado, a DM vendeu parte minoritária do seu negócio para o Fundo de Investimento Vinci Partners por R$ 100 milhões, há um ano. Comprou nove operações de crédito de empresas e investe em tecnologia para facilitar a vida dos clientes, como atendimento via Whatsapp e faturas simplificadas.

"Temos muitas ferramentas para cuidar dos clientes, que podem fazer todo o processo e obter crédito pelo Whatsapp", disse Sandra.

Segundo ela, a empresa vem investindo em programas de educação financeira, que poderão ser oferecidos em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. Há ainda uma coleção de livros sobre o assuntos disponível para download gratuito, com dicas práticas de como lidar com o dinheiro. "Queremos ajudar as pessoas a ter consciência financeira".