10/12/07 11h27

Perdigão está próxima de concluir a aquisição da holandesa Plusfood

Valor Econômico - 10/12/2007

A Perdigão está em fase final para a aquisição da Plusfood, processadora de carne holandesa com forte presença no mercado de refeições coletivas (food service). Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última sexta-feira, o frigorífico informou que a Perdigão Holland BV e a Cebeco Groep, atual proprietária da Plusfood, celebraram um contrato de compra e venda de ações, na qual a companhia holandesa se obriga a vender à empresa brasileira a totalidade das ações de emissão da Plusfood. Com essa operação, a Perdigão deverá pagar pela aquisição 31,2 milhões de euros, deduzidos deste o valor da dívida líquida na data do fechamento, que ocorrerá após a aprovação da aquisição pela autoridade alemã de defesa da concorrência. Caso a aprovação não seja obtida até o próximo dia 15 de janeiro, o contrato poderá ser encerrado ou o prazo poderá ser prorrogado em comum acordo entre as partes.  Em maio último, a Perdigão anunciou que estava dando início à fase de "due dilligence" (auditoria) para a compra da empresa. A Plusfood pertence à Cebeco Group, holding de cooperativas holandesas que fatura cerca de 3,4 bilhões de euros e atua em cerca de 100 países. A Plusfood tem fábricas na Holanda, Reino Unido e Romênia e fatura cerca de 75 milhões de euros por ano com produtos como hambúrguer, nuggets e grelhados. Neste ano, a Perdigão superou sua principal concorrente, a Sadia, em faturamento e valor de mercado. A ultrapassagem veio com a aquisição da Eleva, em um negócio avaliado em R$ 1,7 bilhão (US$ 955,1 milhões).